Romeu Zema, o entreguista

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), usou o anúncio das tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio brasileiro pelos Estados Unidos para criticar o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em função de seu apoio ao presidente estadunidense, Donald Trump. Em uma postagem na plataforma X, nesta terça-feira (11), Silveira chamou Zema de “entreguista” e “subserviente ao poderio internacional”, destacando as repercussões econômicas da medida para o estado e também para o Brasil. O aparente desconhecimento do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre quem é a divinopolitana Adélia Prado, uma das maiores escritoras do país, rendeu durante uma entrevista a um podcast de Divinópolis. Isto posto é pra lembrar que Zema não tem intimidades com as letras o que nós mineiros (eu por adoção) lamentamos. ‘Adélia Prado trabalha na rádio?’ Fala inusitada do governador de Minas ocorreu durante entrevista a um podcast na cidade. Adélia tem 87 anos e vive em Divinópolis. Na época, em entrevista a TV Globo Minas, a divinopolitana criticou a forma como a cultura é tratada no país. “Cultura virou luxo. E não é luxo! É comida de primeira necessidade. Qualquer nação tem sua cultura, seu ritmo, sua dança, sua liturgia e nós estamos sem isso”. Adélia Prado já foi indicada para a Academia Brasileira de Letras. Foi assim: Ao final do programa “Pauta Quente”, o jornalista Flaviano Cunha presenteou o político com um livro de Adélia Prado. O governador folheou a obra e agradeceu. “Muito obrigado, muito bonito o livro aqui, vou fazer bom uso com toda certeza”. Enquanto o apresentador ressaltava o interesse literário de Zema, afirmando que o político demonstrava isso nas redes sociais, ele foi interrompido pelo governador de MG com a seguinte pergunta: “Ela trabalha aqui? Visivelmente surpreso com o questionamento do político, o apresentador respondeu: “A Adélia Prado né, que é essa escritora muito famosa de Divinópolis, quem está te presenteando é a diretora do sistema MPA de Comunicação, Mariella Luchesi Mourão”. Zema então respondeu:
“Ah tá, tá, perfeito! Muito obrigado. Vou agradecê-la aí”.

Marquise, BSPar e Queiroz… . Evandro Leitão,prefeito de Fortaleza, convidou comandos desses grupos para uma conversa sobre PPP. Ele disse que gostaria muito de ver esses empresários envolvidos com a vida da cidade,cuidando de equipamentos,por exemplo. Se hoje existe empresas que cuidam de praças,avenidas e logradouros, coisa antiga,Evandro pensa em estádios, ginásios, museus e tal…

A moda é a ponte que caiu
Depois da queda daquela ponte no Tocantins-Maranhão, todo canto tem uma ponte pra dizer de sua e diz cuidar dela. O DNIT está proibindo carro pesado demais passar sobre a ponte no Jaguaribe, em Aracati. Arrodeie, diz.
Corrupção do Brasil
Fraudes no Dnocs prejudicam o combate à seca no Nordeste. Grilagem de terras e créditos de carbono drenam recursos que deveriam salvar o meio ambiente. Violência contra defensores ambientais é a ponta mais cruel dessa cadeia de crimes.
Jade com o BID
A vice-governadora Jade Romero, recebeu, nesta semana, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para alinhar as ações da segunda fase do Proares III, que prevê a construção de 103 novos equipamentos sociais em 85 municípios.
CEIs e CRAS
O investimento é de aproximadamente US$ 70 milhões e contempla Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Complexos Mais Infância. São mais de cem obras que irão seguramente melhorar a vida de muitas famílias cearenses, adiantou.
Kkkkk
A taxa de inflação nos EUA sobe em janeiro e abre especulações no mercado sobre a capacidade de Donald Trump de aplicar medidas protecionistas, diante de suas promessas de reduzir o custo de vida para os americanos.

O post Romeu Zema, o entreguista apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.