Fortunas taxadas

As grandes fortunas brasileiras, onde se acumulam centenas de bilhões de reais, e que só servem para ampliar o imenso fosso das diferenças econômicas e sociais, estão na fila para ser um dos próximos grandes debates no Congresso Nacional, a começar pela Câmara dos Deputados. Por conta da urgência, da falta de tempo, assim como da falta de boa vontade de muitos parlamentares, esse tema não deverá entrar em pauta pra valer nos meses que restam desse ano. Contudo, conforme já assegura o chefe da Secretária-geral da Presidência, Marcos Macedo, essa é uma das prioridades entre os próximos objetivos do Palácio do Planalto. Para este, tanto o presidente Lula quanto o seu Ministério, assim como as principais lideranças políticas e jurídicas do país, devem estar bastante preparados para enfrentar um dos seus mais sérios desafios na atual legislatura. Isso, diante de uma realidade da qual o governo e a sociedade não podem ignorar, ou seja, a de que esse enfrentamento visando taxar de acordo com a lei os bilionários se torna uma maneira de fazer justiça diante das taxações com que os mais pobres têm seus mínimos recursos exauridos. Trata-se de um desafio gigantesco, notadamente diante das dificuldades a serem enfrentadas quando se sabe das possibilidades de que a grande maioria dos parlamentares não resistiria à tentação de embolsar alguns milhões para não “prejudicar” os ricaços. O que não é improvável, sabendo-se da gana de muitos deputados e senadores por grana grossa na sua conta.

Soluções para Evandro. Conforme já identificou o comando da campanha pela candidatura do deputado Evandro Leitão para a Prefeitura de Fortaleza, o segredo para ele chegue logo à liderança nas pesquisas será fazer dele 100% conhecido da população e do eleitorado da capital, condição “sine qua non” para se alcançar esse objetivo. Na sequência, eles destacam o início ou a conclusão de obras importantes para a população.

Pires Ferreira é ouro. A notícia deve ser usada como modelo e exemplo para todo o país: o pequeno município de Pires Ferreira, com apenas 10,5 mil habitantes, teve a sua Escola Maria Alzira de Araújo como a única em todo o país a ter nota 10 do IDEB. Para a diretora Jorgiana Silva, um dos segredos para esse sucesso é “fazer o básico bem feito”. Simples assim.
Opositores desunidos. Para analistas políticos, a sucessão no município de Caucaia, se não houver mudanças nas ações dos oposicionistas, levará esse bloco à derrota. Ou seja, com os candidatos de oposição marchando separados, será um fiasco, a começar pelo candidato Aginaldo do PL, ameaçado de uma “lanterna”, mesmo com o apoio de Bolsonaro.
Sinal vermelho. A Justiça Eleitoral, através do desembargador Eleitoral Érico Silveira já entrou em cena, no sentido de que sejam barradas as ações de quaisquer Institutos de Pesquisa que desobedeçam as regras, e se apresentem eivadas de irregularidades, como no caso do Instituto ANZA cuja pesquisa foi retirada de circulação em São Gonçalo do Amarante.
Demorou, mas saiu. Finalmente, as autoridades estaduais resolveram atender a uma cobrança que vem sendo feita há décadas, ou seja, a implantação da Feira da Agricultura Familiar, sendo que o município de Meruoca foi escolhido para a primeira experiência. Para a deputada Lia Gomes, que é da região, trata-se de um projeto valioso para as famílias de agricultores.
Péssima recepção. Causou transtornos para os bolsonaristas do Rio Grande do Norte, por ocasião da presença do ex-presidente Bolsonaro para apoiar candidatos. Ali, como no Ceará, ele esteve defendido por reforçado colete à prova de balas, o que não conseguiu livrá-lo da fúria de um ataque de abelhas, num palanque em Macaíba que o obrigaram a desistir do discurso.
Mau começo. Logo no primeiro dia da campanha eleitoral da cidade de Santana do Cariri, um sério sinal de alarme para o TRE e MPE, com a destruição da Escola Municipal Raquel Queiroz. O prefeito Samuel Cidade, que tenta a reeleição, e seus apoiadores acusam desse ato os adversários políticos, no decorrer de uma moto carreada.
Salvando a infância. Uma das grandes notícias do final da semana foi a inauguração, em Barbalha, do primeiro Complexo Oncológico Pediátrico, no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo. Presente ao ato, ao lado da Secretária da Saúde Tânia Mara, a vice-governadora Jade Romero, engrandeceu a obra e afirmou que outras regiões terão o mesmo benefício.
Momento sério. Na visão da deputada Luizianne Lins (PT), o país inteiro deve estar atendo à situação de confronto que ameaça as relações entre o Poder Legislativo e o STF. A seu ver, o grande desafio do momento não é o de se saber qual dos dois poderes é o mais forte, mas, sim, saber qual dos dois tem mais capacidade de dialogar, evitando o pior para o país.

O post Fortunas taxadas apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.