Presidente quer discutir nomes para o BC após votação de pauta econômica

O presidente Lula (PT) quer discutir nomes para a Presidência e diretorias do Banco Central (BC) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), após a votação das pautas econômicas que estão em tramitação na Casa, afirmam auxiliares do petista. Assessores de Lula evitam fixar prazo para a esperada escolha formal para o comando do BC, mas avaliam que poderia ocorrer durante o esforço concentrado do Senado em setembro, quando devem ser votadas outras indicações do Palácio do Planalto.

A prioridade do governo é concluir as votações econômicas na Casa: o projeto que autoriza a renegociação das dívidas dos estados com a União, de interesse direto de Pacheco, e o que unifica e moderniza as regras de concursos já foram aprovados no plenário na última quarta-feira (14). No curto prazo, o projeto mais importante a ser aprovado é o da desoneração da folha de empresas de 17 setores da economia e municípios, central para garantir o cumprimento da meta de déficit zero deste ano com medidas de compensação para a renúncia fiscal decorrentes da desoneração.

Duas delas, que facilitam o resgate de precatórios abandonados e outros depósitos judiciais, podem garantir entre R$ 15 bilhões e R$ 20 bilhões em receitas para o governo e permitir o cumprimento da meta fiscal. O texto deveria ter sido votado na semana passada, mas sem acordo sobre o aumento de tributação no Juros sobre Capital Próprio, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT/BA), pediu adiamento para esta semana.

Aliados de Lula dizem que, vencida essa etapa, iniciará o diálogo em torno dos indicados para o BC, sobretudo o nome do futuro presidente. A expectativa é a de que seja possível acordar com Pacheco e com os presidentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União/AP), e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Vanderlan Cardoso (PSD/GO), a aprovação dos nomes em setembro, quando o Senado fará esforço concentrado. As indicações passam apenas pela CAE, mas Alcolumbre também participa das negociações.

O post Presidente quer discutir nomes para o BC após votação de pauta econômica apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.