As bolsas de NY (Nova York) fecharam em alta nesta sexta-feira (16), coroando a melhor semana de 2024 até o momento. A alta foi impulsionada pela dissipação das preocupações sobre uma possível recessão nos Estados Unidos, o que gerou um desempenho positivo para os principais índices.
Desempenho dos índices
- Dow Jones subiu 0,24% (40.659,89 pontos);
- S&P 500 subiu 0,20% (5.554,25 pontos);
- Nasdaq subiu 0,21% (17.631,72 pontos).
Na melhor semana do ano, o S&P 500 registrou um crescimento de 3,9%, o Dow Jones subiu 2,9%, e o Nasdaq liderou com alta de 5,3%, marcando o maior ganho semanal para cada índice desde novembro de 2023.
Indicadores mistos na economia dos EUA
Durante o pregão de hoje, os mercados de Wall Street mostraram fraqueza após a divulgação de dados que indicaram uma queda acentuada nas construções de moradias iniciadas nos EUA, conforme informou o Departamento do Comércio. Entretanto, o mercado recuperou força após a Universidade de Michigan divulgar uma melhora no índice de sentimento do consumidor na leitura preliminar de agosto.
Expectativa de queda nas taxas de juros do Fed
Segundo a análise da Capital Economics, a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) possa reduzir as taxas de juros tem contribuído positivamente para o sentimento econômico. Isso tem ajudado a compensar o impacto negativo da recente queda nos preços das ações. A pesquisa que avaliou o sentimento econômico foi realizada entre 23 de julho e 12 de agosto, capturando os efeitos da recente volatilidade no mercado de ações.
A análise também apontou que a reação do mercado aos dados divulgados ao longo da semana indica que os investidores estão menos preocupados com uma possível recessão nos EUA e mais focados nas perspectivas de crescimento econômico. Com a redução dessas preocupações, a consultoria espera que o entusiasmo em torno da inteligência artificial (IA) volte a crescer em breve, o que pode gerar novas oportunidades de investimento no setor.
O post EUA: Bolsas de NY têm a melhor semana de 2024 apareceu primeiro em Monitor do Mercado.