O Ibovespa, finalmente, chegou à sua pontuação máxima da história da existência da Bolsa de Valores. Às 10h30 desta sexta-feira (16), o principal índice da Bolsa brasileira atingiu os 134.764,93 pontos, enquanto subia 0,46%.
Após atingir a mínima do ano, aos 119 mil pontos, uma queda de 10,22%, o índice subiu fortemente e, em menos de dois meses, reverteu as perdas e somou uma alta de 1,10% até o fechamento de ontem (15).
No entanto, a alta de 13% do dólar em relação ao real este ano, resulta em uma desvalorização de 8,6% do Ibovespa contabilizado em dólar.
Segundo Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, isso pode dar indícios de que o “momento de realização de lucros ainda não chegou”, já que quem vê o índice em dólar ainda não obteve lucro. (veja a comparação do índice abaixo)

Motivo da alta do Ibovespa
Após um temor de recessão nos Estados Unidos impulsionado pelo payroll (relatório de empregos) que fez os mercados sangrarem na primeira segunda-feira do mês (5), com o Ibovespa caindo menos do que os outros índices no mundo (-0,46%), o índice embalou uma sequência de oito altas consecutivas. O movimento foi se reforçando com dados positivos do mercado de trabalho e de inflação da economia americana.
Investidores estrangeiros
Em junho, Marcos apontou, em um episódio do podcast Ligando os Pontos, como a fuga de dólares estava derrubando o preço das ações no Brasil. Naquela ocasião, a Bolsa caia 9% em 2024, mas para os investidores estrangeiros, que fazem a conta em dólar, o Ibovespa despencava 17%, sugerindo boas oportunidades de compra.
E os investidores aproveitaram o momento. No mês seguinte, em julho, tivemos, pela primeira vez no ano, um superávit mensal, recebendo mais investimentos estrangeiros do que retiradas. O saldo final da entrada de dinheiro internacional foi de R$ 3,6 bilhões no mês. O saldo negativo do ano é de R$ 35,89 bilhões.
Segundo o BTG Pactual, as expectativas seguem positivas para o mês de agosto. E os dados têm corroborado as previsões.
O post Na máxima histórica, Ibovespa continua negativo em dólar apareceu primeiro em Monitor do Mercado.