EUA: Bolsas de NY sobem com dados positivos do varejo

As bolsas de NY (Nova York) fecharam em alta nesta quinta-feira (15), impulsionadas pelas vendas no varejo dos EUA que indicaram uma recuperação econômica, afastando o temor de uma recessão.

Desempenho dos índices

  • Dow Jones fecha com alta de 1,39% (40.563,58 pontos);
  • S&P 500 sobe 1,61% (5.543,23 pontos);
  • Nasdaq sobe 2,34% (17.594,50 pontos).
Baixe agora: PLANILHA CONTROLE TOTAL DAS FINANÇAS

Dados econômicos sustentam alta

Os ganhos de hoje foram sustentados por uma série de indicadores econômicos positivos. O aumento de 1% nas vendas no varejo em julho, que somaram US$ 709,7 bilhões, superou as expectativas dos analistas consultados pela FactSet, que previam um crescimento de 0,3%.

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, que caiu 7 mil na última semana, totalizando 227 mil, também continuou repercutindo no mercado financeiro.

Perspectivas de corte de juros

Com a divulgação desses indicadores, as expectativas de que o Federal Reserve (Fed) comece um ciclo de corte de taxas de juros em setembro de forma moderada ganharam força. Segundo a plataforma de monitoramento da CME Group, 76,5% das apostas são em um corte de 0,25 ponto percentual na próxima reunião.

Mercado de ações

Entre os destaques corporativos, a varejista de cosméticos Ulta Beauty viu suas ações dispararem 11,17% após a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, anunciar a aquisição de uma participação na companhia.

A Nike também registrou uma alta expressiva de 5,07%, impulsionada pela notícia de que a gestora Pershing Square, do investidor Bill Ackman, adquiriu uma fatia da empresa. Já as ações da Walmart subiram 6,58%, após a companhia reportar resultados financeiros no segundo trimestre que superaram as expectativas.

O post EUA: Bolsas de NY sobem com dados positivos do varejo apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.