A ampliação do serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ocorrer em várias unidades na Bahia. Os municípios de Barreiras, Vitória da Conquista (I e II), Feira de Santana (I e II), Ilhéus, Irecê e Itabuna são os primeiros a receberem essa novidade. Em Ilhéus e Vitória da Conquista será feriado na quinta-feira, então o atendimento começará apenas na sexta-feira, dia 16.
De acordo com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), a emissão do antigo RG foi suspensa de 12 a 14 de agosto nos oito postos indicados. Quem já solicitou o documento pode retirá-lo sem agendamento, mediante apresentação do protocolo. A ideia é facilitar a transição para o novo sistema com menos transtornos ao cidadão.
O que é a Nova Carteira de Identidade Nacional?
A nova Carteira de Identidade Nacional, emitida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), incorpora o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador único. Este documento segue padrões internacionais e possui o código MRZ, que facilita a entrada em países do Mercosul.
A CIN também permite agregar números de outros documentos, como a CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Informações de condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências, além de tipagem sanguínea, fator RH e se é doador de órgãos, também podem ser incluídas.
Por que Adotar a Nova Identidade?
Com a nova identidade, há uma redução significativa no risco de fraudes, pois antes uma pessoa podia ter até 27 números de RG diferentes – um para cada estado brasileiro. A unificação com o CPF torna o sistema mais seguro e eficiente. A utilização de um número único simplifica os processos de verificação.
Como Solicitar a Nova Carteira de Identidade?
Para emitir a nova carteira, o cidadão precisa procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido. O requerente deve apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, seja em formato físico ou digital. A CIN será expedida em papel de segurança ou em cartão de policarbonato, além de estar disponível no formato digital.
- Maiores de 16 anos: Certidão de nascimento ou casamento
- Menores de 16 anos: Certidão de nascimento e documento dos responsáveis
A primeira via e renovações da CIN em papel ou formato digital são gratuitas. Segundo a Lei 7.116/83, a segunda via é paga e o valor varia conforme o estado. Caso o cidadão opte pelo documento em policarbonato, haverá uma taxa adicional.
Quais os Benefícios da Nova CIN?
Além da unificação do número identificador, a CIN possui várias vantagens:
- Facilidade para viajar em países do Mercosul
- Menor probabilidade de fraudes
- Inclusão de diversas informações pessoais
- Versão digital disponível no aplicativo do Governo
O novo documento possui um QR Code que permite a verificação de autenticidade. A versão digital do documento estará disponível três dias após a emissão. Além disso, a inclusão do nome social é possível mediante solicitação, e novas alterações no nome na certidão de nascimento serão refletidas na CIN.
Valididade da Nova Carteira de Identidade
A validade do novo documento varia conforme a faixa etária:
- 0 a 12 anos: 5 anos
- 12 a 60 anos: 10 anos
- Acima de 60 anos: Indeterminada
O antigo RG continuará sendo aceito até 28 de fevereiro de 2032, então os cidadãos não precisam se apressar para trocar o documento imediatamente.
Postos de Atendimento na Região Metropolitana de Salvador
Atualmente, a emissão da CIN está disponível em 11 postos na capital Salvador e 4 na região metropolitana:
- Barra
- Bela Vista
- Cajazeiras
- Comércio
- Liberdade
- Pau da Lima
- Periperi
- Pituaçu
- Shopping da Bahia
- Salvador Shopping
- Uruguai
Região Metropolitana de Salvador:
- Camaçari
- Lauro de Freitas
- Simões Filho
- Candeias
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