Divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 aponta que o Ceará conquistou o melhor resultado do Brasil nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e nos anos finais (6º ao 9º ano), considerando somente a rede pública de ensino. As etapas pertencem ao Ensino Fundamental. A rede estadual registra o terceiro melhor índice do Brasil na avaliação de Ensino Médio tradicional e Médio integrado à Educação Profissional, também conforme o levantamento.
Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, e pelo diretor de Estatística do Inep, Carlos Moreno. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), comentou os resultados. “Temos muito orgulho desses resultados do estado do Ceará […] Isso é um orgulho para nosso povo termos a qualidade do ensino que temos em nosso Ceará”.
O recorte do Ideb voltado para as redes municipais do Ceará aponta 6,5 para os anos iniciais, ocupando o primeiro lugar, ao lado do Paraná. O número está acima da média nacional (6) e acima das duas edições anteriores do Índice (2021 e 2019). Para os anos finais, o Ideb também tem o Ceará na ponta, com os mesmos 5,4 de Goiás e Paraná, superando os índices dos anos anteriores e o nacional atual (5).
Criado em 2007, o Ideb é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Analisando as duas etapas do Ensino Fundamental, o Ceará tem o melhor resultado da Região Nordeste no Ideb.
Segundo o ministro, os dados permitem que gestores aprimorem as políticas públicas de educação. “O Ideb é o mais importante indicador da educação básica do nosso país. Não há nenhuma política que tenha êxito sem ter meta, objetivo, planejamento e estratégia”, pontua.
O post Ceará tem melhor rede pública do Brasil no Ensino Fundamental e 3ª melhor nota no Ensino Médio apareceu primeiro em O Estado CE.