Receita pode ser feita em casa para acompanhar os Jogos Olímpicos. Chef de cozinha Lucas Cavalcanti passou a receita, que une ingredientes nordestinos e italianos. Chef se inspira na luta de Larissa Pimenta para criar receita de bruschetinhas
Wander Roberto/COB e Lucas Cavacanti
O chef confeiteiro Lucas Cavalcanti, de Santos, no litoral de São Paulo, se inspirou na vitória da judoca brasileira Larissa Pimenta, nas Olimpíadas de Paris, para criar a bruschetinha nordestina. O petisco une a tradição do antepasto italiano, nacionalidade da adversária de Larissa, com ingredientes brasileiros (veja a receita abaixo).
O Culinária #013 criou a série Petiscos Olímpicos. Cozinheiros e chefs da Baixada Santista e Vale do Ribeira entraram no clima dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Eles dão sugestões de comidinhas fáceis, gostosas e rápidas para fazer em casa e acompanhar as Olimpíadas de forma bem gostosa.
Cavalcanti criou a receita após a luta de Larissa Pimenta, que conquistou a segunda medalha do judô brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024, neste domingo (28). A judoca de São Vicente saiu com o bronze na categoria até 52kg após bater a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial.
Chef se inspira na luta de Larissa Pimenta para criar receita de bruschetinhas
Lucas Cavalcanti
A bruschetinha nordestina, como ele nomeou a receita, é uma baguete a base de tapioca com molho pesto de coentro, tomate e queijo coalho. Segundo o chef, a tapioca está na massa do pão. Caso a pessoa não tenha em casa, pode substituir por uma baguete normal. Já o coentro e o queijo coalho são os itens diferenciais dessa bruscheta e trazem mais brasilidade ao prato.
“Aproveitei para utilizar ingredientes tipicos nordestinos e dar um toque especial a essa iguaria italiana”, explica o chef, que quis unir alimentos típicos dos países das duas atletas que estavam na disputa pela medalha.
Além dessa brincadeira entre as nacionalidades, Cavalcanti diz que preparou essa receita exlusivamente para a ocasião por ser algo super prático e muito saboroso para se preparar em casa e curtir os Jogos Olímpicos de Paris 2024. “Super rápida de fazer, diferente, bem acessível e alto rendimento”, comenta ele, que atualmente é chef confeiteiro do Rei do Café.
Chef se inspira na luta de Larissa Pimenta para criar receita de bruschetinhas
Lucas Cavalcanti
Veja o passo a passo da receita completa a seguir:
Bruschetinhas nordestinas
Ingredientes
2 baguetes de tapioca
1/2 maço de coentro
2 dentes de alho
30 gramas de castanha de caju
200 gramas de queijo coalho
3 tomates sem pele e sem semente
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo: Corte as baguetes em farias de 1cm. Corte também os tomates sem pele em cubos pequenos, tempere com azeite, pimenta do reino e sal a gosto. Reserve.
Para o molho pesto, coloque no liquidificador: a salsa , azeite, o dente de alho, as castanhas de caju e pulsione aos poucos até formar um molho de consistência mais grossa. Se necessário, acrescente azeite aos poucos. Rale ou corte o queijo como preferir e reserve.
Montagem: Esfregue meio alho mas fatias de pão, em seguida, passe o molho pesto nas fatias. Logo em seguida, coloque os tomates cortados já temperados sobre as fatias de baguete. Por fim, coloque o queijo coalho por cima das bruschetas. Leve ao forno a 180°C por aproximadamente 10 minutos ou até dourar levemente. Finalize com fio de azeite por cima e sirva em seguida.
Chef se inspira na luta de Larissa Pimenta para criar receita de bruschetinhas
Lucas Cavalcanti
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos