
Durante participação no PayTV Fórum, evento que trata da indústria de TV por assinatura, realizado nesta segunda-feira, 12, o presidente da Globo, Paulo Marinho, afirmou que a empresa errou na distribuição de investimentos entre suas unidades nos últimos anos. O presidente revelou que a Globo investiu proporcionalmente mais na sua plataforma de streaming, Globoplay, do que nos canais pagos GNT, GloboNnews e Multishow, e até mesmo do que na própria TV Globo.
De acordo com a fala de Paulo Marinho, a empresa “errou a mão” na quantidade de investimentos direcionados à plataforma Globoplay, que segundo ele, deu prejuízo e fez a emissora perder dinheiro. “A gente acha que errou um pouco a mão no nível de investimentos, talvez investindo demais em volume, e até custo de conteúdo, versus o retorno que a gente estava conseguindo obter de crescimento de base naquele momento”, afirmou.
O presidente da Globo reforça que esse nível de investimentos no streaming no período da pandemia mudou e que agora a empresa optou por equilibrar os investimentos e ter mais cuidado na alocação de recursos e que esse movimento está sendo feito pelos grandes estúdio americanos. Paulo Marinho revelou ainda que a Globo não reduziu o nível de investimento em conteúdo e tecnologia, e que segue investindo cerca de R$ 5 bilhões por ano distribuídos em suas diferentes plataformas.
Apesar de admitir que a Globo perdeu dinheiro com os investimentos feitos na Globoplay, Paulo Marinho nega que a empresa tenha se arrependido dessa atitude e revela que a plataforma segue crescendo “com muita consistência” e que as suas assinaturas já compensam as perdas dos canais das operadoras de TV por assinatura. Durante sua participação na PayTV Fórum, Marinho deixou a entender que a Globoplay ainda dá prejuízo, mas que deverá entrar no azul antes do que era previsto inicialmente, que era 2026.
Paulo Marinho afirmou ainda que na área de tecnologia, a Globo está fazendo grandes investimentos em tratamento de dados, para conhecer melhor o consumidor brasileiro. “A gente vem se aprimorando e investindo continuamente no conhecimento do público brasileiro. Parte de nossa estratégia está pautada em grandes investimentos em dados, em conhecimento, em pesquisas no Brasil, no consumidor brasileiro”.
E o presidente da Globo conclui sua participação fazendo um apelo à Agência Nacional de Telecomunicações e à Agência Nacional do Cinema para que o combate à pirataria seja reforçado no país. Paulo Marinho afirmou que a indústria audiovisual brasileira perde cerca de R$ 10 bilhões por ano por conta de conteúdos distribuídos de forma clandestina.
O post Presidente da Globo sugere que Globoplay dá prejuízo e enumera erros apareceu primeiro em EM OFF.