2700 celulares foram recuperados desde o início dos trabalhos, em abril, até esta última entrega, afirma Elmano de Freitas
Por Hyago Felix (estagiário sob supervisão de editores)
![](https://oestadoce.com.br/wp-content/uploads/2024/08/entrega-22meu-celular22--1024x952.jpeg)
Um total de 500 aparelhos estão sendo devolvidos aos seus donos originários na segunda entrega de celulares resgatados pelo programa “Meu celular”. As entregas da segunda leva de aparelhos começaram na manhã desta segunda-feira (12) e vão até quarta (14). De acordo com o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), 2700 celulares foram resgatados em cerca de quatro meses, de abril a agosto de 2024 em todo Ceará.
“Lançamos o programa no dia 2 de abril e estamos com esse resultado de 2700 celulares devolvidos aos seus donos, é impagável ver a alegria no rosto dessas pessoas que estão tendo seus celulares devolvidos”, disse.
Elmano afirmou também que os trabalhos das autoridades envolvidas com o programa só é possível quando a vítima de roubo ou furto dá início ao processo de registro do Boletim de Ocorrência (BO) em alguma delegacia estadual.
“É muito importante que o boletim de ocorrência seja feito, é a partir dele que a Polícia Civil faz o trabalho de localização e identificação de quem está com esse celular. Essa investigação permite que a Polícia Civil faça uma ação de busca e apreensão para pegar esses celulares de volta e devolver aos seus respectivos donos”.
O governador apontou em sua fala que, de acordo com o levantamento feito no Fortal de 2024, houve uma diminuição de 50% nos furtos durante a festa, em comparação ao ano de 2023.
Segundo gestores, o procedimento de devolução dos celulares resgatados a partir das investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) é feito por mensagem da própria polícia ao dono do aparelho. O secretário de segurança do Ceará, Roberto Sá, alertou que para evitar golpes quem for convocado pela polícia por meio de mensagens deve entrar em contato com os números oficiais da polícia e confirmar os dados.
“Quem receber as mensagens de devolução pode entrar em contato com os telefones oficiais da Polícia Civil e fazer a confirmação da mensagem. Caso fique alguma dúvida essa pessoa pode fazer um contato posterior dando dados pessoais e o Imei do aparelho para confirmação”.
ACESSO AO APLICATIVO
Durante coletiva de imprensa realizada no evento, Elmano acrescentou que a população precisa fazer o cadastro no aplicativo “Meu Celular” e fazer o boletim de ocorrência em até três dias após o furto para ser efetiva a busca pelo aparelho.
“É importante que a população possa fazer o BO, baixar o aplicativo “meu celular” e fazer o registro com nome, CPF e Imei do celular. Na hora que seu celular for furtado ou roubado, você avisa no próprio aplicativo e as forças de segurança ficarão alertas que aquele aparelho deve ser localizado”.
Questionado pelo O Estado sobre proteção de dados e privacidade do aparelho dentro do aplicativo, Roberto Sá pontuou que os dados das vítimas são protegidos e não podem ser invadidos.
“Não há qualquer invasão aos aparelhos que estão cadastrados. Todos os dados que ficam no aparelho roubado são preservados, a não ser que haja possibilidades do aparelho estar envolvido com alguma ação criminosa, mas, ainda sim, somente com ordem judicial”.
O post 500 aparelhos celulares resgatados pelo “Meu Celular” são entregues aos donos apareceu primeiro em O Estado CE.