O principal índice da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa, fechou esta quarta-feira (2) em alta de 0,77%, atingindo 133.500 pontos. Durante o dia, o índice chegou a alcançar os 134.900 pontos, mas perdeu força nas horas finais de negociação.
Um dos principais fatores que impulsionou o otimismo no mercado foi a elevação da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Moody’s. A classificação foi revisada de Ba2 para Ba1, um degrau abaixo da recomendação de investimento.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Podcasters. Ou ouvir clicando abaixo:
Nota de crédito e arcabouço fiscal
A Moody’s destacou que a perspectiva de crescimento do PIB brasileiro foi revisada para cima nos últimos meses, contribuindo para a decisão de elevar a nota de crédito. A agência também mencionou que, embora o arcabouço fiscal ainda não tenha conseguido conter os gastos do governo, ele tem se mostrado eficaz como um parâmetro para o planejamento econômico.
A melhora na nota de crédito diminui a percepção de risco dos investidores, tornando o Brasil um destino mais atrativo para capital estrangeiro. Para os investidores, isso pode significar um ambiente mais estável e com maiores oportunidades de retorno no médio prazo.
Dólar e tensões no Oriente Médio
O dólar comercial caiu 0,36%, com a cotação encerrando o dia em R$ 4,96. Além do impacto positivo da elevação da nota de crédito, o alívio veio em meio às tensões geopolíticas no Oriente Médio, que continuam afetando o mercado internacional.
Declarações recentes do Irã e de Israel sobre possíveis retaliações têm elevado as preocupações sobre a estabilidade na região, o que, por sua vez, pressiona o preço do petróleo.
O barril de petróleo voltou a subir, ultrapassando a marca de US$ 70, com uma alta de 1,59% no dia. Movimentos no preço do petróleo são relevantes para o Brasil, já que o setor de commodities tem forte influência sobre o desempenho de empresas como a Petrobras.
Petrobras e Vale
As ações da Petrobras (PETR4) fecharam em alta de 1,38%, impulsionadas pela notícia da expansão da atuação da empresa na África do Sul. No início do pregão, os papéis chegaram a subir mais de 2%, mas perderam parte da força ao longo do dia.
A Vale (VALE3) também teve um desempenho positivo, registrando uma alta de 0,55%, o que ajudou a sustentar o Ibovespa em terreno positivo.
Mercado internacional
Nos Estados Unidos, os principais índices de ações tiveram variações mínimas. O Dow Jones subiu 0,09%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq praticamente não registraram mudanças, com altas de 0,01% e 0,08%, respectivamente.
O índice de volatilidade VIX, conhecido como “índice do medo”, teve leve queda, sinalizando uma percepção de menor risco no mercado internacional.
O post Podcast: Moody’s eleva nota do Brasil e impulsiona Bolsa apareceu primeiro em Monitor do Mercado.