Foto: amaggi/Google
No final de 2023, 60% dos funcionários já estavam registrados na plataforma amaggiplay, criada pela Dialog, que busca promover a inclusão digital e aumentar o sentimento de pertencimento à empresa
São Paulo, setembro de 2024 – Em 2022, a AMAGGI, líder brasileira no setor de grãos e fibras, enfrentava desafios significativos em sua Comunicação Interna, principalmente devido à dispersão geográfica e à diversidade de públicos entre seus mais de 9 mil colaboradores em oito países.
Para melhorar a experiência, promover o engajamento e fortalecer o senso de pertencimento das equipes, em novembro daquele ano a empresa adotou o amaggiplay, uma plataforma de Comunicação Interna desenvolvida pela Dialog, HR Tech que lidera o setor no Brasil.
Com recursos como timeline, sistemas, galeria e chatbot, a ferramenta não só facilitou o acesso a informações estratégicas e a documentos importantes, como também integrou colaboradores de diferentes níveis de escolaridade e localidades geográficas.
Essa solução, oferecida pela Dialog, simplificou o dia a dia dos colaboradores AMAGGI, promovendo inclusão digital e aumentando o orgulho de pertencer à empresa.
“O amaggiplay tem contribuído diretamente para essa aproximação entre a empresa e os colaboradores, o que o torna o principal canal de Comunicação Interna da AMAGGI. No final de 2023, atingimos a marca de 60% dos colaboradores na ferramenta”, diz Daniel Escobar, gerente de Comunicação da empresa.
Para Hugo Godinho, CEO na Dialog, ver o amaggiplay se tornar o principal canal de comunicação da AMAGGI reforça o compromisso da HR Tech em criar ferramentas que não apenas informem, mas também inspirem e conectem pessoas.
“O sucesso da nossa plataforma na empresa é um testemunho da importância de soluções personalizadas e eficazes em Engajamento via Comunicação Interna”, completa o CEO.
Estratégias de engajamento e mobilização
Inicialmente, a AMAGGI buscou fortalecer o engajamento dos colaboradores e a difusão do amaggiplay durante as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), alcançando uma adesão de funcionários significativa em várias unidades. Além disso, a plataforma foi integrada a eventos importantes, como encontros de gestores, reuniões de RH e treinamentos diversos a fim de garantir que todos os novos colaboradores fossem introduzidos desde o início à ferramenta.
Além de conectar e aproximar pessoas, a plataforma facilita o dia a dia dos colaboradores ao simplificar o acesso a documentos importantes, disponibilizar chatbot, reunir lista de sistemas e organizar grupos – o que traz visibilidade a determinados assuntos. Um exemplo é a campanha de 10 anos do Programa de Segurança Comportamental: o amaggiplay possibilitou que colaboradores operacionais de funções diversas, como ajudantes de limpeza, mecânicos, vigias, operadores agrícolas e motoristas, tivessem acesso à campanha e participassem ativamente dela.
Nesse processo de reestruturação da Comunicação Interna, outro papel fundamental vem sendo exercido pelos influenciadores internos, chamados de Vagalumes. Esses colaboradores estão sempre à procura de meios para disseminar o amaggiplay entre as equipes da empresa, aumentando a participação e a interação dos times.
“As visitas às unidades contribuíram significativamente para a aproximação entre os colaboradores e a área de Comunicação Interna da AMAGGI, mas o apoio dos Vagalumes também tem sido essencial para ampliar o alcance do amaggiplay na empresa”, conta Daniel Escobar.
De forma complementar, para avaliar o sucesso da implementação da ferramenta desenvolvida pela Dialog, a empresa adotou uma abordagem estratégica ao monitorar constantemente métricas como adesão à plataforma por unidade e interações com conteúdos corporativos.
Os dados coletados são utilizados para planejar ações específicas e ajustar estratégias de comunicação conforme necessário.
Impacto na cultura organizacional e senso de pertencimento
A implementação do amaggiplay não apenas melhorou a Comunicação Interna da AMAGGI, como também fortaleceu o senso de pertencimento à empresa.
Por meio da plataforma, todos os colaboradores podem compartilhar seu dia a dia – independentemente de sua localização geográfica ou função dentro da empresa.
Outro importante destaque é a criação de grupos temáticos, como o “Classificados”, “Vai pra onde?” e “Imobilizado”, que foram criados para facilitar interação entre os colegas, promovendo um ambiente de trabalho mais unido e colaborativo.
Como resultado, há um fortalecimento significativo na cultura organizacional da AMAGGI, na qual o engajamento dos colaboradores se manifesta também no aumento da cooperação e na busca coletiva pelos objetivos da empresa.
“A parceria firmada entre a Dialog e a AMAGGI é um exemplo claro de como estratégias e tecnologias inovadoras podem resolver desafios complexos de comunicação em grandes empresas globais”, enaltece Hugo Godinho.
Sobre a Dialog
A Dialog é líder em Comunicação Interna e engajamento no Brasil, oferecendo uma plataforma multicanal (mobile, desktop e e-mail) para a Comunicação Interna das empresas.
A HR Tech deu uma guinada estratégica em meio à pandemia, crescendo 200% em 2021, e visa alcançar 1 milhão de colaboradores conectados em 2024.
Além disso, a Dialog já atraiu clientes como Grupo Casas Bahia, ArcelorMittal, PepsiCo, Livelo, Band e SBT, estando presente em diversos segmentos de mercado.
Sobre a AMAGGI
Fundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos.
Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável.
Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. São 74 unidades localizadas em 42 municípios de nove estados.
No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura.
A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão.
A Companhia possui uma base de relacionamento comercial de aproximadamente 5,6 mil produtores rurais e, em 2023, comercializou cerca de 20 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.
Rosimere Basilio
Comunica PR
(11) 9 7554-5244