Podcast: Inflação sobe (IGP-M); Caged aponta queda de desemprego

O mercado financeiro iniciou o dia com a divulgação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador usado como referência para o reajuste de contratos de aluguel.

Em setembro, o índice registrou alta de 0,62%, acima da variação de agosto, que foi de 0,29%, e de setembro de 2023, que havia apresentado inflação de 0,37%. No acumulado de 2024, o IGP-M já soma 2,64%, impulsionado pelos preços no atacado e no varejo.

O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Podcasters. Ou ouvir clicando abaixo:

OUÇA OS PODCASTS E FIQUE POR DENTRO DO MERCADO FINANCEIRO!

Melhora no mercado de trabalho

Também foi divulgado o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostrou a criação de mais de 230 mil vagas de trabalho em agosto. No trimestre entre junho e agosto de 2024, a taxa de desemprego caiu para 6,6%, uma redução de 0,5% em comparação com o trimestre anterior.

Inflação nos EUA desacelera

Nos Estados Unidos, a inflação registrou alta de 0,2% em agosto, abaixo das expectativas dos analistas. A desaceleração do indicador, apesar de ainda acima da meta do Federal Reserve (Fed), traz um sinal positivo de que as pressões inflacionárias estão diminuindo, o que pode impactar as decisões de política monetária no futuro.

Destaques do dia

No cenário doméstico, as ações da SLC Agrícola dispararam 6% após a companhia divulgar seu guidance para 2024-2025, prevendo um aumento de 11% na área plantada. Os papéis da empresa fecharam o dia cotados a R$ 18,66.

No entanto, a Vale, uma das principais empresas ligadas ao minério de ferro, encerrou o pregão com queda de 0,5%, refletindo a notícia de que a Cosan pode reduzir sua participação na companhia para diminuir a alavancagem da holding.

OUÇA OS PODCASTS E FIQUE POR DENTRO DO MERCADO FINANCEIRO!

Ibovespa não acompanha minério de ferro

O minério de ferro registrou o quarto dia consecutivo de alta, mas as ações de empresas ligadas à commodity não acompanharam esse movimento. O Ibovespa fechou em leve queda de 0,21%, abaixo dos 133 mil pontos.

No mercado cambial, o dólar ficou estável, enquanto os juros futuros tiveram uma leve alta. O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX), que reflete o desempenho dos fundos imobiliários, registrou alta de 0,54%, após oito pregões seguidos de queda.

O post Podcast: Inflação sobe (IGP-M); Caged aponta queda de desemprego apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.