Nestas eleições municipais, 750 candidatos estão concorrendo para as 43 vagas disponíveis da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). No próximo dia 6 de outubro, os rostos responsáveis por legislar a favor dos interesses da população serão conhecidos, ou até mesmo revistos pelos fortalezenses. Dentre os concorrentes, cinco nomes são figuras recorrentes na Câmara e disputam o cargo mais uma vez. Confira os candidatos:
Carlos Mesquita (PDT)
Carlos Mesquita, o vereador mais antigo da Câmara, está em seu oitavo mandato e busca mais uma reeleição. Ele iniciou sua trajetória política em 1988 e foi eleito pela primeira vez em 1992, quando ainda era filiado ao extinto Partido Democrata Cristão (PDC). Ao longo de sua carreira, passou pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e destacou-se em 2004, quando recebeu 15.562 votos. Nas duas últimas eleições municipais, foi eleito como suplente, mas assumiu o cargo após o falecimento de Luciram Girão, em 2019, e quando Antônio Henrique foi eleito deputado estadual em 2023.
Mesquita ganhou notoriedade nos últimos anos por ser líder do prefeito José Sarto na Câmara, mas perdeu o cargo após uma polêmica em que chamou deputados do PT de “babacas” durante uma sessão. Ele já havia liderado o governo de Juraci Magalhães e presidiu a Câmara nos anos de 2003 e 2004.
Dr. Elpídio (PDT)
Irmão do prefeito Sarto, Elpídio foi eleito pela primeira vez no ano de 1996 e desde 1997 ocupa uma cadeira da Câmara. Em 2020 foi eleito para o seu sétimo mandato e busca o oitavo consecutivo atuando no mesmo partido que seu irmão. No entanto, desde o início da gestão Sarto, em 2021, Elpídio foi o titular da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o que lhe fez se afastar do Poder Legislativo durante boa parte do mandato. Quem assumiu como seu suplente foi Didi Mangueira (PDT), outro veterano da Câmara.
Didi Mangueira (PDT)
Outra figura carimbada do PDT, Didi Mangueira disputa seu sétimo mandato consecutivo na Câmara dos Vereadores. Eleito pela primeira vez em 2000, quando fazia parte do Partido Social Liberal (PSL). Em 2012 se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), onde se encontra até hoje. Assim como Mesquita e Elpídio, Didi também é aliado do prefeito Sarto, sendo o atual vice-líder do gestor na CMFor.
Adail Júnior (PDT)
O candidato Adail Júnior vem em busca de sua quinta eleição para a Câmara. O começo de sua trajetória foi em 2008, quando era do extinto Partido Republicano Progressista (PRP). Reelegeu-se em 2012 pelo Partido Verde (PV), mas foi em 2016 quando ganhou grande notoriedade, sendo o segundo vereador mais votado da cidade, com 15.912, atrás apenas do atual deputado Célio Studart (PSD). Neste período, filiou-se ao PDT e se aliou ao grupo político que gere Fortaleza desde 2013. O parlamentar foi escolhido para ser o 1º vice-presidente da Mesa Diretora, ocupando o cargo de 2017 até 2022.
Ronivaldo Maia (PSD)
“Intruso” na lista, Ronivaldo Maia é o único não-pedetista que está há, pelo menos, 16 anos na Câmara e disputa novamente ao pleito. Antigo petista, Ronivaldo disputou cinco eleições pelo Partido dos Trabalhadores, sendo eleito nas disputas municipais desde 2008. Chegou a assumir a presidência da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), durante o governo de Luizianne Lins. Em 2024, busca seu quinto mandato, desta vez pelo Partido Social Democrático (PSD), que faz parte da coligação “Juntos, Fortaleza Pode Muito Mais”, que tem Federação PT/PCdoB/PV, MDB, PP, PSB e Republicanos, e apoia Evandro Leitão (PT) para a Prefeitura.
(Por Caio Salgueiro)
O post Há pelo menos 16 anos na CMFor, 5 vereadores tentam reeleição apareceu primeiro em O Estado CE.