Estados decisivos são aqueles que não demonstram preferência clara por um ou outro partido e têm papel central na definição do resultado da disputa presidencial. Trump e Kamala
AFP
Kamala Harris e Donald Trump têm disputa acirrada em quatro dos estados decisivos para a corrida presidencial americana, segundos pesquisas da TV americana Fox feitas após Joe Biden desistir de disputar a reeleição.
Os dois candidatos têm os mesmos 49% cada nos estados do Michigan e da Pensilvânia. No Minnesota, Kamala tem 52% e Trump, 46%. Já no Wisconsin, Trump tem 50% e Kamala, 49%.
No EUA, estados decisivos são aqueles que não demonstram preferência clara por Republicanos ou Democratas ao longo de diferentes eleições. Como o voto no país é indireto, e todos os delegados de um estado vão para um único candidato, esses estados são vistos como os responsáveis por decidir o pleito.
Conduzida entre os dias 22 e 24 de julho e divulgada na sexta-feira (26), a pesquisa entrevistou mais de mil eleitores registrados em cada um dos estados. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Harris melhor que Biden
Em três desses estados, Kamala apresenta, hoje, índices numericamente acima dos que Biden tinha em abril.
Na época, as pesquisas indicavam:
Wisconsin (abril): Biden 48%, Trump 48%; na pesquisa de julho, Kamala tem 49%;
Michigan (abril): Biden 46%, Trump 49% (na de julho, Kamala tem 49%)
Pensilvânia (abril): Biden 48%, Trump 48% (na de julho, Kamala tem 49%)
A pesquisa também aponta que a maioria dos eleitores desses 4 estados aprova a desistência de Joe Biden da corrida presidencial e dois terços querem que ele complete o seu mandato.
O atual presidente americano desistiu de concorrer à reeleição pelo Partido Democrata no último dia 21 e apoiou a candidatura de Kamala, sua vice.