O Ceará se prepara para uma nova fase em sua industrialização: a contratação da mão de obra que atuará na produção dos primeiros veículos do pólo automobilístico de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, terá início em julho deste ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24/04) pela Comexport, maior empresa brasileira de comércio exterior e supply chain, durante a Auto Shanghai 2025, uma das maiores feiras do setor automotivo do mundo, realizada em Xangai, na China.
O governador Elmano de Freitas está no evento, ao lado de outras autoridades cearenses, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, entre outros, onde o Ceará figura como único representante brasileiro, em busca de novos investimentos e parcerias internacionais.
Segundo Ricardo Teixeira, diretor-geral da Comexport, o projeto já está em fase adiantada e deve iniciar a produção dos primeiros veículos ainda este ano. A planta será a primeira multimarcas do país, com capacidade para fabricar até 80 mil unidades por ano, e deverá gerar inicialmente 250 empregos formais, com potencial de expansão nos próximos anos. Grandes montadoras como Mercedes-Benz, Renault, Ford, Volkswagen, Porsche e Toyota estão entre as marcas que operam no Brasil por meio da Comexport.
A implantação do polo marca um divisor de águas para a economia cearense, que passa a integrar a cadeia nacional de produção de veículos, especialmente no segmento de energia limpa, consolidando o estado como novo polo estratégico da mobilidade sustentável no Brasil. “Estamos aqui fazendo um trabalho de buscar empresas, fazer negociações, buscar intervenções para garantir esse grande parque automobilístico para o Ceará, para gerar emprego e oportunidades para o nosso povo”, afirmou o governador Elmano de Freitas, por meio das redes sociais.
O post CE inicia contratações para primeiro polo automotivo em julho apareceu primeiro em O Estado CE.