Sindicalistas, professores e estudantes estiveram reunidos nesta quarta-feira (23) com deputados estaduais para cobrar pautas da educação no estado. Após ato em frente à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), os manifestantes formaram uma comissão representativa que foi recebida pelos deputados De Assis Diniz (PT), Larissa Gaspar (PT), Jô Farias (PT) e Missias Dias (PT). A comissão conseguiu marcar uma audiência com o governador Elmano de Freitas (PT) para a próxima quarta-feira (30) para tratar das reivindicações.
O ato dessa quarta, em referência ao “Dia D de Mobilização pela Educação”, foi promovido pelo Sindicato APEOC, que representa servidores públicos lotados na Secretaria Estadual de Educação e nas Secretarias ou Departamentos de Educação dos Municípios do Ceará.
Presidente do APEOC, o professor Anízio Melo criticou a aprovação pela Alece da retirada de cerca de R$ 200 milhões do precatório do Fundef da rede estadual. “A APEOC não aceitará retrocessos: nenhum centavo será desviado da Educação! Haverá luta e resistência, com mobilizações em todas as frentes contra essa tentativa de desmonte”, disse.
Nota do sindicato reconhece alguns avanços já obtidos como a repercussão do piso na carreira e o pagamento de retroativos, mas aponta como algumas das pautas o pagamento do retroativo do reajuste dos aposentados; a convocação imediata dos aprovados e reclassificados do concurso Seduc 2018; a efetivação das promoções sem titulação; a ampliação definitiva da carga horária; a realização de novo concurso público, entre outras.
Primeiro secretário da Alece e aliado do governo Elmano, De Assis Diniz prometeu diálogo e negociação para buscar atender as demandas apresentadas.
O post Representantes da educação cobram pautas do Governo do Estado e aguardam reunião com Elmano apareceu primeiro em O Estado CE.