
Por Clauber Santana e Klisman Gama
Timbu avalia a chance de retorno do treinador ao clube após três anos da sua saída
O Náutico demitiu Marquinhos Santos e já tem um nome na mira para para comandar a equipe: Hélio dos Anjos. O treinador é o primeiro na lista da diretoria, que já iniciou o contato com ele. Houve uma boa receptividade por parte do comandante e sua comissão, e todos demonstraram interesse em voltar, mas ainda não há uma negociação.
Dois pontos podem travar a negociação. O primeiro é a parte financeira por conta do salário do treinador e da comissão. O segundo é a pressão política. Lideranças de grupos que já comandaram o clube iniciaram um movimento de pressionar o presidente Bruno Becker para não contratar o treinador.
Contudo, há um otimismo de que as duas barreiras podem ser superadas, principalmente a financeira. A ideia é avançar na negociação ainda no início desta semana.
A última passagem do treinador pelo Náutico, entre 2021 e 2022, contou com 18 jogos, sendo oito vitórias, quatro empates e seis derrotas. Já na passagem anterior, de 2020 a 2021, o treinador comandou o time em 48 partidas com 22 vitórias, 14 empates e 11 derrotas.
Nesta sequência, Hélio dos Anjos ajudou o Náutico a escapar do rebaixamento na Série B de 2020 e conquistou o título do Pernambucano de 2021 contra o Sport, nos Aflitos, quebrando um tabu de 53 anos sem ser campeão diante do rival. O técnico ainda esteve no Alvirrubro em 1993 e 2006/2007.

Foto: Tiago Caldas/CNC
Hélio dos Anjos tem ação contra o Náutico na Justiça
A saída de Hélio dos Anjos do Náutico, em 2022, foi dada por justa causa pelo clube. Entretanto, o treinador havia recorrido na Justiça e o Timbu acabou sentenciado a pagar R$ 800 mil ao comandante.
Em nova decisão, agora em novembro de 2024, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, por unanimidade, aceitou o pedido do Náutico de reconhecer a justa causa pela saída do treinador.
Hélio dos Anjos perdeu o pedido da justa causa e do direito de imagem na decisão, e ainda teria que arcar com os 10% referentes aos honorários advocatícios do Náutico. Porém, a decisão cabia recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Apesar disso tudo, vale destacar que essa situação não seria um empecilho para o acerto com Hélio dos Anjos acontecer. O Náutico tem o técnico na sua lista de credores da Recuperação Judicial e a contratação pode ser feita de forma tranquila, sem alguma situação jurídica que pudesse travar o acerto.

Foto: Tiago Caldas/CNC

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli