Em 22 de novembro de 2005 a Microsoft mudou a história dos videogames. Foi naquela data em que a empresa colocou no mercado o seu segundo console e uma das principais novidades do Xbox 360 era a Xbox Live Marketplace. Desde então se passaram 6824 dias — ou quase 19 anos — e a loja virtual para aquele aparelho deu finalmente o seu último suspiro.
- Distribuição digital: o futuro é incerto e o fim está sempre perto
- Com fim da loja do Xbox 360, centenas de jogos “sumirão”
Se no PC o Steam já encantava o público pela facilidade de acesso aos jogos, nos consoles não tínhamos nada parecido e a loja que depois passou a ser conhecida como Xbox Games Store era a prova de que o futuro havia chegado. Nela podíamos adquirir não somente os títulos menores e puramente digitais, mas também os de grande porte, além de conteúdos adicionais, demos, imagens para usarmos como avatar ou temas para a dashboard do console.
Com o passar do tempo a Microsoft percebeu que havia demanda por outros conteúdos, como filmes, séries para TV e músicas, tornando o Xbox 360 uma central multimídia, algo que por muitos anos foi perseguido pelas fabricantes.
Contudo, o que me fascinava na loja daquele videogame era mesmo a possibilidade de adquirir jogos facilmente. Divididos em duas categorias, eles podiam fazer parte da linha Xbox Live Arcade (XBLA) ou Games on Demand. Na primeira ficavam aqueles vendidos apenas digitalmente, que podiam ser versões de clássicos ou mesmo produções inéditas. Já na segunda linha estavam os títulos que também podiam ser adquiridos fisicamente, o que incluía alguns retrocompatíveis e que saíram para o primeiro Xbox.
Em 2008 a Microsoft ainda introduziu os Xbox Live Community Games, que depois passaram a se chamar Xbox Live Indie Games. Como o segundo nome deixava claro, ali o foco estava nos jogos produzidos por pequenos estúdios independentes, que costumavam ser vendidos por valores bem baixos e eram criados com o framework XNA. O interessante é que tais títulos só passavam a ser vendidos após uma avaliação, evitando assim conteúdo inapropriado ou que não alcançassem um padrão mínimo de qualidade.
Porém, nem tudo no Xbox Live Marketplace eram flores. Para quem morava no Brasil, era relativamente comum nos depararmos com conteúdo que não estavam disponíveis para o nosso país e para ter acesso a eles, era preciso realizar alguns procedimentos, como usar um VPN para comprar os jogos. Outro problema estava na aquisição dos Microsoft Points, o que muitas vezes nos deixava com sobras na conta, já que os valores não batiam.
Isso só começou a mudar no final de 2010, quando a loja chegou ao Brasil e depois em 2013, quando ela abandonou os Microsoft Points e passou a nos cobrar em “dinheiro real.” Ainda assim, a restrição de conteúdo por região permaneceu nos assombrando e até hoje considero isso a principal falha de um sistema de distribuição digital tão legal e importante.
Já outro problema só veio estourar agora, foi o inevitável encerramento das atividades da Xbox Live Marketplace. Por mais que quase duas décadas seja um tempo bem longo para uma loja se manter aberta, isso não deixa de impactar as pessoas, principalmente as que se preocupam com a preservação dos jogos, o que ficou claro em uma publicação feita pelo Video Game History Foundation no X/Twitter.
“Hoje a Xbox 360 Marketplace foi encerrada para sempre, tirando centenas de jogos e DLCs do mercado, sem nenhuma maneira legal de acessá-los,” lamentou a entidade. “Estamos trabalhando para consertar a lei de direitos autorais para a preservação de jogos, mas, por enquanto, achamos que um bolo não faria mal.”
Mas de quantos e quais jogos estamos falando? Bom, segundo um levantamento feito em 2023 pelo site Video Games Chronicle, com o fim da Xbox 360 Marketplace perdemos a possibilidade de adquirir 220 jogos para o Xbox 360, já que esses não estão disponíveis fisicamente. Porém, muitos deles podem ser encontrados em outras plataformas, fazendo com que a perda seja menos dolorida.
Passamos então para aqueles que só estavam disponíveis para o console e de acordo com essa lista, estamos falando de 59 títulos que desapareceram completamente. Alguém poderá argumentar que muitos deles são irrelevantes, que ninguém sofrerá por causa de jogos poucos populares, mas acredito que não é sobre isso que se trata a preservação.
De qualquer forma, segue os títulos que, a menos que ressurjam em outros lugares, nunca mais poderão ser comprados:
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Também é importante deixar claro que os jogos que foram comprados antes desse fechamento continuarão podendo ser baixados e que as partidas online no Xbox 360 seguem funcionando. Por enquanto.
Xbox Live Marketplace é desligada e todos perdemos