
Distribuidora de insumos mato-grossense investe em ações de ESG há quatro anos e comemora Selo Carbon Free após compensar 100% de suas emissões.
Foto divulgação: loja da Fex Agro em Canarana – MT
O que no início era uma exigência do mercado tornou-se uma cultura organizacional e um legado. Para Daniel Barbosa, CEO da Fex Agro, o cumprimento de metas ambientais começou como uma cobrança externa, mas, com a compreensão dos benefícios, tornou-se motivo de engajamento em toda empresa dando lugar à pró-atividade.
Agora, comemora a obtenção do Selo Carbon Free, uma espécie de atestado comprovando que a empresa cumpre exigências ambientais e, mais do que isso, realizou a compensação de 100% dos gases de efeito estufa que emitiu 2024.
O selo dado pela Carbon Free Brasil acaba de ser entregue à empresa.
Com larga experiência em finanças e gerenciamento de risco, Barbosa começou a ter um olhar mais atento para o ESG em 2021, quando a Fex Agro passou a apresentar, nos balanços anuais, metas internas envolvendo o ambiental, o social e a governança.
A empresa hoje possui seis unidades, quatro em Mato Grosso, uma em Goiás e uma em São Paulo. Para 2025, a Fex Agro aposta na expansão geográfica e em novas frentes de negócio e abrirá uma unidade em Minas Gerais, voltada para o mercado de nutrição animal.
Também investirá na comercialização de insumos para gergelim e amendoim, duas culturas em expansão no Mato Grosso.
Após um 2024 desafiador, a Fex Agro espera crescer 62% e alcançar faturamento na ordem de R$ 225 milhões este ano.
Dentre as medidas implementadas de ESG estão o abastecimento com etanol em todos os veículos utilizados pela equipe comercial, a aquisição de paineis de energia solar, a participação junto a sociedade através de serviços voluntários e doações para organizações não-governamentais, diversidade e inclusão no quadro de colaboradores, programa auxílio educação com financiamento integral de faculdade aos seus colaboradores como investimento para o desenvolvimento profissional, além da formação de Conselho Consultivo e Código de Conduta, entre outras.
“Quanto mais você cresce, mais é exigido. E assim começamos a olhar com mais atenção para as práticas de ESG. Nossas iniciativas são construídas ao longo dos anos para se tornarem um legado que faça a diferença na vida das pessoas. É um conjunto de ações que precisa se sustentar, e deve ser algo constante e crescente”, afirma Barbosa.
Antes de obter o selo, a Fex Agro realizou no ano passado um Diagnóstico de ESG através de uma auditoria com padrão internacional que indicou quais seriam as áreas de melhoria e oportunidades para a empresa alinhar as suas práticas aos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.
Os formulários começaram a ser preenchidos em março de 2024 para avaliar o nível de maturidade da empresa em temas envolvendo mudanças climáticas, recursos hídricos, economia circular, gestão ambiental, direitos humanos, relações de trabalho, conduta empresarial, transparência na gestão, entre outros.
“O diagnóstico mostrou que a empresa está no caminho certo e pode aprimorar ainda mais as suas ações. Estamos muito surpresos como tem crescido o interesse por parte das empresas do agronegócio em diagnósticos como esse. Enxergamos que o ESG não deve ser um setor da empresa, mas sim a empresa inteira”, afirma Gabriel Buzzi, sócio da Baker Tilly Brasil, membro da rede global da rede Baker Tilly International, que realizou o mapeamento da Fex Agro.
Com metas claras de onde quer chegar, a Fex Agro mantém o foco nas ações de melhoria que pode implementar e, enquanto isso, comemora outras conquistas que já teve.
Em 2024, a empresa ficou em segundo lugar na categoria Atacado e Varejo no Prêmio Melhores do Agronegócio promovido pela Globo Rural, que reconheceu as empresas mais destacadas do setor.
“Todo esse reconhecimento é resultado do nosso compromisso contínuo em oferecer soluções completas e sustentáveis para o agronegócio brasileiro. Buscamos não apenas atender às demandas do mercado, mas também contribuir para uma produção mais eficiente e ambientalmente responsável”, destaca Barbosa.
Contatos da assessoria Tel: +55 11 98279-9847 E-mail: [email protected]