Após dúvidas e discussões, Tarcísio de Freitas considera rever concessões de novos pedágios no interior de SP


Afirmação do governador de SP foi feita durante coletiva de imprensa em Lençóis Paulista (SP), na sexta-feira (11). Em março, a Artesp aprovou 15 novos pedágios em oito rodovias das regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP). Tarcísio de Freitas considera rever concessão de novos pedágios na região de Sorocaba
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou em uma coletiva de imprensa feita na sexta-feira (11), em Lençóis Paulista (SP), que considera rever as concessões dos novos pedágios que serão instalados na região de Sorocaba (SP).
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Em março, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) anunciou a instalação de 15 novos pedágios em oito rodovias das regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP), com início de funcionamento previsto para abril de 2026 (veja mais detalhes abaixo).
O anúncio foi recebido com dúvidas, discussões e polêmicas entre os moradores de Sorocaba, que utilizam a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) como fonte de tráfego urbano. Somente em um trecho de 15 quilômetros, foram planejados três pedágios.
Tarcísio diz que considera rever as concessões dos pedágios
Reprodução/TV TEM
De acordo com o governador, há a preocupação de deixar os moradores que circulam pela via sem cobranças e, assim, há um investimento considerado relevante nas pistas marginais da rodovia.
“Às vezes, percebemos que podemos melhorar o modelo e nos sensibilizarmos com coisas que não foram pensadas antes. A ponderação que estamos fazendo agora é que se será, de fato, suficiente. Se chegarmos na conclusão que não, vamos alterar sim. O objetivo da concessão é trazer mais investimento, não ônus excessivo para quem vai se deslocar de um bairro para outro”, pontua.
Entenda o que pode mudar
Free flow do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios
Divulgação/Tamoios
As novas praças, que serão instaladas em locais estratégicos definidos pela Artesp (veja os locais abaixo), funcionarão por meio do sistema free flow, isto é, os pedágios não terão pontos físicos, como os que já estão em funcionamento.
O novo modelo tem o objetivo de não causar reflexos no trânsito, com a cobrança sendo feita de forma automática assim que o veículo passar pelo sensor, que fica disposto em cima da pista e identifica a placa do carro pela câmera.
Atualmente, há apenas três pedágios que utilizam o sistema: na Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis (SP), na Rodovia Carlos Tonani (SP-333), em Jaboticabal (SP), e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios (SP-099), que liga Caraguatatuba (SP) a São Sebastião (SP).
A partir da instalação, o cálculo de cobrança também mudará. Nos trechos com pista duplicada, o pedágio cobrará R$ 0,20 por quilômetro. Já nas pistas simples, o valor será de R$ 0,16 por quilômetro.
Os motoristas que passarem pelo free flow terão um período de 30 dias para efetuar o pagamento da tarifa. Ele poderá ser feito de duas formas: uma para quem já possui as tags, e outra para quem não utiliza o sistema.
Para os motoristas que já são registrados nas tags, que excluem a necessidade de parada nas cabines manuais, o valor será adicionado no final da fatura mensal. Já quem não utiliza o sistema, o pagamento poderá ser feito a partir do aplicativo da concessionária que administra a rodovia.
Sem cobrança nas vias marginais
Deputados estaduais discutem implantação de novos pedágios no interior de SP
Entre os novos pedágios anunciados pela Artesp na região, três estão situados em um trecho de 15 quilômetros da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) em Sorocaba, frequentemente utilizada pelos moradores como forma de tráfego urbano.
À TV TEM, o Secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, afirmou em entrevista realizada no dia 1º de abril que a cobrança do pedágio free flow não acontecerá nas vias marginais da rodovia. De acordo com ele, a ideia é cobrar apenas dos motoristas que viajarão entre diferentes cidades.
“Quem usa a marginal para fazer um tráfego de longo curso será cobrado de algum jeito. A ideia é justamente alargar os viadutos para dar mais fluidez e não impacte o tráfego da marginal. Conversamos com todas as prefeituras no ano passado, antes da audiência pública que foi feita”, diz.
Uma forma de cobrar os motoristas que percorram a via marginal em longa distância no intuito de não pagar a taxa está sendo estudada. Com relação aos motociclistas, a isenção de pedágio será mantida no novo sistema.
Possíveis mudanças na infraestrutura
Acesso da Rodovia Raposo Tavares à Rodovia Celso Charuri, em Sorocaba
Eraldo Camargo/TV TEM
Além disso, o secretário afirma que todas as prefeituras foram consultadas e um planejamento será feito para desobstruir o tráfego das vias marginais, que já registram pontos de congestionamento durante os horários de pico.
Conforme apurado pela TV TEM, a prefeitura de Sorocaba solicitou que a Rodovia Celso Charuri (SPA-91/270), que também terá um ponto de pedágio free flow instalado, seja ampliada até Araçoiaba da Serra (SP). Assim, os motoristas que vêm da capital não precisarão passar pela zona urbana.
O aumento da via marginal da Raposo Tavares também está sendo analisado pela secretaria por conta do número de acidentes que acontecem na região, próximo à Universidade de Sorocaba (Uniso). Assim, os motoristas que pretendem seguir em direção à capital e a Rodovia Castello Branco (SP-280) deverão utilizar o novo trecho.
O estudo inclui também o alargamento dos viadutos Jorge Guilherme Senger, que liga a rodovia ao bairro Campolim, e Júlio César Gaidukas, conectando com a Avenida Armando Pannunzio e a Rodovia João Leme dos Santos (SP-264).
Substituição dos pedágios físicos
Praça de Pedágio da CCR SPVias
Divulgação/Comunicação CCR SPVias
Os pedágios com cabines manuais que já funcionavam anteriormente nas rodovias das regiões de Sorocaba também serão substituídos gradativamente pelo free flow.
Por conta disso, as tarifas, que já tiveram uma redução no domingo (30), terão uma nova diminuição de valor a partir do momento que o novo sistema for completamente instalado, em abril de 2026.
Durante anúncio de obras de infraestrutura de estradas, nesta quinta-feira (3), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), falou dos pedágios apenas de forma genérica, Segundo ele, o estado arrecada R$ 34 bilhões com o IPVA durante o ano, sendo que deste valor, ainda conforme ele, metade vai para os municípios e restante é usados em várias áreas, como a saúde. Veja os novos valores:
Sorocaba
Castelinho (SP-75), km 13: de R$ 9 (cabine manual) e R$ 7,10 (cabine automática) ➡️ R$ 3,41 (free flow);
Alumínio
Raposo Tavares (SP-270), km 79: de R$ 12,60 (manual) e R$ 9,40 (automática) ➡️ R$ 4,08 (free flow).
Ao todo, 15 pedágios free flow serão instalados em 12 rodovias nas cidades próximas a Sorocaba e Itapetininga. Além dos pontos na Raposo Tavares, o novo lote prevê novas praças na SP-79 e na SP-75. Confira os novos locais:
Sorocaba
Celso Charuri (SPA-091/270) – km 4,1;
Castelinho (SP-75) – km 3,2;
Raposo Tavares (SP-270) – km 86;
Raposo Tavares (SP-270) – km 95,1;
Raposo Tavares (SP-270) – km 101,3.
São Roque
Castello Branco (SP-280) – km 59,9;
Raposo Tavares (SP-270) – km 58,1;
Lívio Tagliassachi (SPA-053) – km 5,8.
Piedade
Raimundo Antunes Soares (SP-79) – km 107,9;
Bunjiro Nakao (SP-250) – km 91,5.
Salto de Pirapora
João Leme dos Santos (SP 264) – km 111,6.
Pilar do Sul
Francisco José Ayub (SP-264) – km 130,6;
Nestor Fogaça (SP-250) – km 122,9.
Capão Bonito
Sebastião Camargo Penteado (SP-250) – km 162,8.
Tapiraí
SP-79 – km 138.
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