O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos caiu 0,4% de fevereiro para março, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Departamento do Trabalho do país.
O resultado veio abaixo da expectativa do mercado, que projetavam uma alta de 0,2% no mês, segundo analistas consultados pela FactSet.
Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Na comparação anual, o índice teve alta de 2,7% em março — também abaixo da projeção de 3,3%.
Núcleo também surpreende para baixo
O núcleo do PPI, que exclui os preços mais voláteis, como alimentos e energia, caiu 0,1% em março ante fevereiro. A expectativa do mercado era de alta de 0,3%.
Na comparação anual, o núcleo do índice subiu 3,3%, abaixo da previsão de 3,6%.
O que é a inflação do PPI?
O PPI é um indicador que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores antes que os produtos cheguem ao consumidor final. Por isso, é considerado uma prévia da inflação ao consumidor.
A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
A leitura abaixo do esperado pode reforçar a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) adote uma postura mais cautelosa em relação a futuros aumentos de juros.
O post Inflação ao produtor (PPI) dos EUA cai 0,4% em março, contrariando projeções apareceu primeiro em Monitor do Mercado.