O índice de sentimento do consumidor dos Estados Unidos, medido pela Universidade de Michigan, caiu de 57 pontos em março para 50,8 pontos em abril, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (11).
O número ficou abaixo da expectativa do mercado, que previam um recuo menos acentuado, para 54 pontos, segundo analistas consultados pela FactSet.
Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
A pesquisa revelou também um aumento nas expectativas de inflação. Para os próximos 12 meses, os consumidores esperam uma inflação de 6,7%, ante 5% em março. De acordo com a universidade, trata-se da maior leitura desde 1981 e do quarto mês seguido de alta.
Para um período mais longo, de cinco anos, a expectativa de inflação passou de 4,1% para 4,4%.
Desemprego preocupa consumidores
Outro ponto relevante do relatório foi o aumento do número de consumidores que esperam mais desemprego no próximo ano. Essa parcela cresceu pelo quinto mês consecutivo e atingiu o maior nível desde 2009.
O que é o índice de sentimento do consumidor?
O índice de sentimento do consumir é uma pesquisa mensal que avalia a percepção dos consumidores norte-americanos sobre a situação econômica atual e futura. É considerado um importante termômetro de consumo e confiança na economia.
A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Quedas expressivas no índice tendem a indicar pessimismo dos consumidores, o que pode impactar negativamente as vendas no varejo e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
O post Sentimento do consumidor nos EUA piora e expectativa de inflação assusta apareceu primeiro em Monitor do Mercado.