
Investigação apura também se duas vítimas fatais teriam sido atropeladas por uma viatura da PM
Uma confusão nos arredores do Estádio Monumental antes de Colo-Colo x Fortaleza, na quinta-feira (10), resultou em duas vítimas fatais: um adolescente de 13 anos e uma jovem de 18. As mortes dos dois torcedores do clube de Santiago motivaram a invasão ao gramado e, por consequência, a paralisação da partida da Libertadores.
De acordo com o promotor Francisco Moraes, do Ministério Público do Chile, em declarações publicadas pelo jornal La Tercera, um grupo formado por cerca de 100 torcedores tentaram invadir o local da partida, mas foi contido por ação policial. Em meio ao tumulto, os dois jovens foram esmagados por cercas de controle de acesso. A investigação apura também se as vítimas teriam sido atropeladas por uma viatura da Polícia Militar local.
“Houve uma debandada, causando a queda de uma cerca, e atualmente está em andamento uma investigação para apurar se uma viatura policial esteve envolvida na morte. Seria um veículo de gás lacrimogêneo, um veículo da Polícia Militar. A pessoa que dirigia o carro é atualmente ré e, sem prejuízo, nenhuma prisão foi efetuada. Não há motivo para justificar uma prisão neste momento”, disse Moraes.
O ministro da segurança pública do Chile, Luis Cordero, também confirmou, durante coletiva à imprensa, que o policial em questão foi afastado de suas funções. Cordero comunicou, também, que Pamelas Vanegas, até então responsável pela de seguranças nos estádios, renunciou ao cargo.
“Com relação à polícia, eles iniciaram uma investigação para determinar as responsabilidades administrativas que podem ser apropriadas neste caso”, explicou o ministro.

Jogadores deixam o gramado por invasão em Colo-Colo x Fortaleza. Foto: Reprodução/ESPN
Invasão ao campo em Colo-Colo x Fortaleza
Por volta dos 25 minutos do segundo tempo, os torcedores locais quebraram duas barreiras de acrílico, arremessaram barras de ferro na direção do gramado e invadiram o local. As confusões se estenderam até a parte externa da praça esportiva e permaneceram por horas. Assim que avistaram estes acontecimentos, os atletas do Leão rapidamente correram para o vestiário e se protegeram.
Com isso, Colo-Colo x Fortaleza, pela 2ª rodada do Grupo E da Libertadores, sofreu o encerramento prematuro com o placar em 0 a 0. O resultado final da partida será definido pela Comissão Disciplinar da Conmebol.