O Ceará entrega 376 novos soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os novos agentes devem atuar imediatamente nas ruas de Fortaleza e interior do Ceará. A entrega para a PMCE faz parte do programa Ceará Contra o Crime. De acordo com a gestão estadual já foram adicionados a PMCE 1.911 agentes. Além da contratação de cerca de 3 mil novos profissionais para todas as forças de segurança cearenses.
De acordo com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) os novos agentes devem atuar já em combate às organizações criminosas, assim reforçando o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos agentes de segurança que já estão nas ruas. “A população deve esperar o que ela já vê a PMCE fazendo todos os dias. Estamos falando de mais de 20 mil homens, são 376 integrando uma corporação de mais de 21 mil homens em mulheres que fazem Polícia Militar do Ceara”.
Questionado pelo O Estado sobre a atuação dos novos agentes em relação aos ataques realizados contra provedores de internet, bem como os ataques contra comerciantes no Centro de Fortaleza, denunciado nas últimas semanas, ambos realizados por integrantes de facções criminosas, Elmano afirma que o trabalho deve ser conjunto com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
“Devem atuar junto a polícia civil prendendo, nós prendemos já um número significativo de pessoas que estavam ameaçando empresários donos de provedores de internet, investigamos o envolvimento de alguns empresários com essas organizações criminosas e nós vamos continuar assim, fortalecendo essas forças de segurança. E os índices apontam que esse caminho está correto, apontam uma redução, ainda que lenta e é assim mesmo, nós não temos dúvida que resultados na segurança pública não são da noite para o dia. Exige perseverança, exige aumentar os investimentos, existe valorização e reconhecimento das tropas, integração e tecnologia. É assim, trabalhando dia a dia, sem parar que nós vamos fortalecer as forças de segurança no Ceará”.
A formação dos novos soldados teve cerca de 1.400 horas e contou com duração em torno de seis meses. De acordo com a gestão, a matriz curricular do curso inclui disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando temas como atendimento pré-hospitalar, atuação do profissional de segurança pública frente aos grupos vulneráveis, direitos humanos, entre outros. O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), o delegado Leonardo Barreto, afirmou que os policiais já devem iniciar imediatamente os trabalhos, além de detalhar sobre o curso que formou os novos soldados da PMCE. “A população já deve contar imediatamente (com os novos policiais), inclusive, ao longo do curso de formação eles já tem um serviço operacional supervisionado, já estavam em serviço, uma espécie de estágio supervisionado nas ruas. E agora eles serão alocados e distribuídos conforme os estudos estratégicos produzidos tanto pelo comando geral da polícia militar, quanto pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública”.
O post Ceará entrega 376 novos soldados da PMCE que começam a atuar imediatamente apareceu primeiro em O Estado CE.