Meta de superávit para 2026 será mantida, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou durante a tarde desta quinta-feira (10) que manterá a meta de resultado primário para 2026. A projeção de superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) será divulgado no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), na próxima terça-feira (15).

Segundo Haddad, o novo PLDO incluirá uma projeção de metas fiscais até 2029, segundo reportagem do Estadão Broadcast. O PLDO anterior, referente ao ano de 2025, já previa metas até 2028.

  • 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.

“Não tem previsão de mudança daquilo que estava projetado na LDO do ano passado, a não ser o fato de que tem um ano a mais agora de projeção”, afirmou o ministro.

Programa Pé-de-Meia segue fora do Orçamento

Haddad também comentou sobre o programa educacional Pé-de-Meia. Segundo ele, a Advocacia-Geral da União (AGU) está em tratativas com o Tribunal de Contas da União (TCU) para formalizar o entendimento sobre a inclusão do programa no Orçamento da União ainda este ano.

Em fevereiro, o TCU determinou que o governo deve adequar o programa às regras orçamentárias em até 120 dias. Até que o Congresso Nacional aprove uma proposta formal, o programa pode continuar sendo executado fora do Orçamento, conforme autorizado pela Corte.

  • ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.

Nos bastidores do Legislativo, a expectativa é de que o governo envie a proposta de adequação dentro do prazo. No entanto, não há garantia de tramitação rápida no Congresso.

Mesmo com a eventual inclusão, técnicos do governo admitem que o valor destinado ao programa poderá ser reduzido, pois a maior parte do ano já terá passado com a execução fora do Orçamento.

O post Meta de superávit para 2026 será mantida, afirma Haddad apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.