O setor de serviços cresceu 0,8% no Brasil de janeiro para fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima das projeções, que estimavam estabilidade no setor, de acordo com o Termômetro Safras.
Na comparação com fevereiro de 2024, o setor de serviços apresentou avanço de 4,2%, também acima da expectativa de 2,95% prevista pelos analistas. Esse é o 11º resultado positivo consecutivo nessa base de comparação.
Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Em 2025, o índice sobe em 2,6%. Já no acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro de 2025, o setor manteve crescimento de 2,8%, mesmo ritmo observado no mês anterior.
Destaques por setor
O crescimento de 0,8% no volume de serviços em fevereiro foi puxado por quatro das cinco atividades monitoradas pelo IBGE:
- Informação e comunicação: avanço de 1,8% no mês, com ganho acumulado de 4,0% nos últimos quatro meses;
- Serviços profissionais, administrativos e complementares: alta de 1,1%, recuperando parte da perda dos três meses anteriores;
- Outros serviços: crescimento de 2,2%, com alta acumulada de 5,0% nos dois primeiros meses do ano;
- Serviços prestados às famílias: leve recuperação de 0,5%, após queda de 3,3% em janeiro.
Por outro lado, o segmento de transportes registrou queda de 0,1%, a segunda retração seguida após o recuo de 1,8% em janeiro.
A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Média móvel trimestral
A média móvel trimestral — que suaviza variações pontuais ao comparar os últimos três meses com os três anteriores — apontou crescimento de 0,1% no trimestre encerrado em fevereiro. Nesse recorte, somente o setor de informação e comunicação teve desempenho positivo (1,2%).
O setor de transportes caiu 0,5%, serviços prestados às famílias recuou 0,3% e profissionais, administrativos e complementares teve retração de 0,1%. Os demais fecharam estáveis.
O post Setor de serviços avança mais que o esperado em fevereiro apareceu primeiro em Monitor do Mercado.