Inflação dos EUA surpreende para baixo e reforça aposta em cortes de juros

A inflação dos Estados Unidos, medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), surpreendeu e registrou queda de 0,1% em março, na comparação com fevereiro, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho. As projeções indicavam para uma alta de 0,1% no mês.

Na base anual, a inflação dos EUA avançou 2,4%, abaixo dos 2,6% esperados pelo mercado.

O núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia por serem mais voláteis, subiu apenas 0,1% no mês e 2,8% no acumulado de 12 meses, também abaixo das projeções de 0,3% e 3,0%, respectivamente.

  • Toda grande decisão precisa de estratégia. Baixe o eBook gratuito de Guto Gioielli e aprenda a investir com método.

Expectativa por cortes de juros cresce

Com a divulgação dos dados abaixo do esperado, o mercado voltou a apostar majoritariamente em uma redução acumulada de 100 pontos-base (pb) nos juros americanos até o fim de 2025.

A probabilidade dessa trajetória subiu de 30,4% para 34,2%, de acordo com a ferramenta de monitoramento da CME Group. A opção por corte menor, de 75 pb, caiu de 33% para 30,7%.

Para a reunião de junho do Fed, considerada a mais provável para o início dos cortes, a chance de redução de 25 pb passou de 61,7% para 64,4%. A expectativa de manutenção da taxa caiu para 20,9%.

Impacto das tarifas ainda não apareceu na inflação dos EUA

Segundo a consultoria Pantheon, o CPI de março ainda não captou os efeitos das tarifas adicionais anunciadas recentemente pelos Estados Unidos. A projeção é que esses impactos comecem a aparecer com um atraso de cerca de três meses.

  • 🔥 Seu dinheiro pode render mais e não se desvalorizar em relação a inflação! Receba um plano de investimentos gratuito, criado sob medida para você. [Acesse agora!]

A Pantheon prevê que o núcleo da inflação pode atingir um pico de 3,5% em 2025, mas pondera que a dificuldade dos varejistas em repassar os custos, aliada à queda nos preços do petróleo e no frete, pode suavizar a pressão inflacionária.

Mesmo assim, a consultoria mantém a previsão de cortes de 75 pontos-base nos juros ainda neste ano, com início do alívio monetário em junho.

Setores que puxaram o núcleo para baixo

De acordo com a Capital Economics, a leve alta de 0,1% no núcleo do CPI foi influenciada por quedas expressivas nos preços de hotéis e passagens aéreas, refletindo uma demanda enfraquecida tanto do mercado doméstico quanto de turistas, especialmente do Canadá.

Ainda assim, a consultoria britânica acredita que o Fed pode manter os juros estáveis ao longo de 2025, considerando os possíveis efeitos inflacionários das novas tarifas.

O post Inflação dos EUA surpreende para baixo e reforça aposta em cortes de juros apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.