A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (10), a maior operação já realizada contra o Comando Vermelho. Batizada de “Contenção”, a ação teve como principal objetivo desarticular o núcleo financeiro da facção criminosa, responsável por movimentar R$ 6 bilhões em apenas um ano.
As investigações revelaram uma aliança inédita entre o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), com ramificações no estado de São Paulo.
Coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), a operação contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e da Polícia Civil de São Paulo. Ao todo, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em municípios paulistas.
De acordo com os investigadores, o dinheiro do tráfico era escoado por meio de um sistema paralelo que envolvia bancos digitais, fintechs, escritórios de contabilidade, empresas de fachada e intermediadoras ilegais de pagamento — tudo à margem do Banco Central.
A estrutura permitia à organização criminosa financiar a compra de armas e drogas, além de sustentar disputas por território, especialmente na Zona Oeste do Rio. O bloqueio patrimonial pedido nesta operação é o maior da história da Polícia Civil fluminense.
O post Polícia Civil do RJ realiza maior ofensiva contra o Comando Vermelho e revela aliança inédita com o PCC apareceu primeiro em O Estado CE.