Fortaleza: 90% dos remédios estão disponíveis, diz líder do Governo

O líder do Governo na Câmara de Fortaleza, vereador Bruno Mesquita (PSD), anunciou, ontem (8), que dos 137 medicamentos que a gestão municipal deve manter à disposição da população nos postos de saúde, 130 estão disponíveis atualmente. O número, segundo o vereador, representa uma melhora no serviço, pois, em março, apenas 77 medicamentos constavam na rede.

O parlamentar culpou a gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT) pela falta de abastecimento de remédios. Segundo ele, os medicamentos devem ser solicitados pela gestão municipal aos fornecedores com cerca de três meses de antecedência.

“No mês de novembro a gestão já faz o planejamento para o ano seguinte. Fortaleza, todos os meses de novembro, tem que fazer o planejamento do que vai precisar para os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. E quando chega em janeiro, também tem que fazer o planejamento para três quatro meses”. O pedido não teria sido feito pela gestão pedetista.
Mesquita explicou que a gestão municipal vem tentando resolver o problema e que “no mês de abril, dos 137 medicamentos, nós já estamos com 130 nos postos de saúde. É claro que num posto ou outro vai acabando mais rapidamente por conta da demanda. Mas, hoje, mais de 90% dos medicamentos já estão nos postos de saúde”.

O ex-prefeito José Sarto alega que foram realizadas mais de 30 reuniões de transição de governo e “em nenhum momento a equipe do atual prefeito levantou esses questionamentos”. “Agora, quando eles se atrapalham para administrar a quarta maior cidade do Brasil, eles dizem que a culpa é da gestão anterior para não assumirem a própria incompetência”, defende Sarto.
Comissão da Saúde
Ainda ontem, a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Câmara recebeu a secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, para a apresentação do Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre de 2024, referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Pelo relatório, o investimento na saúde durante o período foi de R$ 3.541.877.973,06, um incremento de 8,8% se relacionado ao quadrimestre do ano anterior. O valor é fruto da soma de recursos de repasses: municipal, estadual, federal e demais fontes.

Na Atenção Primária, segundo dados, houve cobertura de 79,73%, com 556 equipes e dois novos postos de saúde inaugurados. Na saúde da criança, a meta que seria de 11,4 alcançou 11,1, apresentando uma leve queda na média estipulada. Já na Saúde da Mulher, houve a ampliação da oferta de mamografias, superando a meta estabelecida. Já para o Instituto Dr. José Frota (IJF), a Secretária Socorro atentou para um déficit na ordem de R$ 20 milhões.
(Por Maurício Moreira)

O post Fortaleza: 90% dos remédios estão disponíveis, diz líder do Governo apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.