O Mercado Livre (MELI34) anunciou nesta segunda-feira (7) que irá investir R$ 34 bilhões no Brasil em 2025, o maior valor já destinado ao país pela companhia. O montante representa um aumento de 47,8% em relação ao aporte realizado em 2024. Excluindo o efeito cambial, o crescimento é de 32%.
O anúncio foi feito por Fernando Yunes, líder das operações de marketplace da companhia no Brasil, em evento no centro de distribuição da empresa em Cajamar (SP), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Trabalho, Luiz Marinho, e do Empreendedorismo, Márcio França.
Yunes afirma que a escolha do país para investir em expansão é devido ao Brasil ser um dos mais competitivos do mundo no comércio eletrônico.
Segundo a empresa, o investimento abrange investimentos em ativos fixos e despesas operacionais voltadas ao desenvolvimento de frentes estratégicas.
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Destinação do investimento do Mercado Livre
O valor do investimento anunciado pelo Mercado Livre inclui tanto bens de capital (ativos físicos como centros de distribuição) quanto despesas operacionais ligadas ao desenvolvimento de áreas estratégicas, contemplando:
- Expansão da rede logística
- Tecnologia para o e-commerce
- Programas de fidelidade
- Ações de marketing
- Iniciativas de entretenimento
- Reforço na operação do Mercado Pago, braço financeiro da companhia
Geração de empregos e ampliação da estrutura
A empresa projeta a criação de 14 mil postos de trabalho no Brasil em 2025. Caso a meta seja alcançada, o quadro de funcionários no país passará de 36 mil para mais de 50 mil até o final do ano.
Um dos focos será a ampliação da infraestrutura logística. A meta é dobrar o número de centros de distribuição, chegando a 21 unidades até o final de 2025. As novas instalações estão previstas para estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina.
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Resultados impulsionam expansão logística
O novo ciclo de investimento do Mercado Livre ocorre após a divulgação resultados acima das expectativas no 4º trimestre de 2024. Entre outubro e dezembro, a companhia registrou um lucro líquido de US$ 639 milhões, aumento de 287% em relação ao mesmo período de 2023.
A receita líquida foi de US$ 6,1 bilhões, o que representa uma alta de 37%, superando as estimativas de US$ 5,9 bilhões. Também foi registado aumento do Ebitda (lucro antes de juros e impostos), que foi de US$ 820 milhões, 144% maior na base anual.
O volume bruto de mercadorias (GMV), que mede o total transacionado na plataforma, teve alta de 8% no trimestre. Entre as regiões de atuação, o Brasil se destaca com um crescimento de 32% no GMV, em base neutra de câmbio.
Brasil lidera a receita do Mercado Livre
O Brasil segue como o principal mercado do Mercado Livre, respondendo por 54,9% da receita total da empresa em 2024.
Do total de R$61,4 bilhões em receita no país, R$ 37,7 bilhões vieram da operação de e-commerce e R$ 23,7 bilhões foram gerados pela vertical de serviços financeiros, o Mercado Pago (os valores consideram a conversão para reais com base na taxa de câmbio média de 2024).
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Estratégia para enfrentar a concorrência
Com a concorrência de plataformas asiáticas como a Shopee e da Amazon, o Mercado Livre tem reforçado a diversificação de categorias e serviços.
Na vertical de supermercado, houve crescimento de 15% no sortimento de itens entre o início de 2023 e 2024. A empresa também aposta em moda, com parcerias com marcas como Natura, Ralph Lauren e Lacoste.
O Mercado Pago, que inclui serviços de pagamentos, crédito e conta digital, segue como um dos pilares da estratégia no Brasil.
O post Mercado Livre anuncia investimento de R$ 34 bilhões no Brasil ainda em 2025 apareceu primeiro em Monitor do Mercado.