Bolsonaro e PL preparam força-tarefa por assinaturas para anistia

O PL recalibrou a pressão pelo projeto de lei que pede a anistia de presos nos atos golpistas de 8 de janeiro e vai realizar uma força-tarefa para recolher 69 assinaturas de deputados pela urgência da proposta nesta semana.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, conversaram com o líder da legenda, Sóstenes Cavalcante (RJ), para que a divulgação dos nomes de deputados indecisos ocorra só na quarta-feira (9) pela manhã. Sóstenes havia dito, na manifestação deste domingo (6) na avenida Paulista, em São Paulo, que a publicação do placar, com os rostos dos parlamentares, ocorreria nesta segunda (7). A avaliação de Bolsonaro passa pelo fato de que isso pode acabar pressionando indevidamente quem é favorável à proposta, mas ainda não conseguiu assinar.
O líder diz que foi procurado por deputados que já se declararam publicamente favoráveis, mas que não conseguiram assinar o requerimento por um erro no sistema.

A publicação dos nomes de quem ainda não assinou o requerimento de urgência da proposta é uma forma de indicar à militância para quem direcionar a cobrança. A estratégia do PL será de realizar uma força-tarefa, passando nas reuniões partidárias, que costumam ocorrer nas terças-feiras. O foco principal será sobre União Brasil, Republicanos e PSD. Os únicos líderes que assinaram a proposta até o momento foram Adriana Ventura (Novo-SP) e Luizinho (PP-RJ), além do próprio Sóstenes.
No caso de Luizinho, sua assinatura é como deputado, não como líder, não valendo por toda a bancada. Apesar disso, o presidente do PP, Ciro Nogueira, anunciou compromisso público de arregimentar 100% dos deputados para apoiar a proposta.
Sóstenes vai escalar pessoas com camisetas nos corredores da Câmara para coletar assinaturas que faltam para atingir as 257 necessárias. Com isso, o projeto pode ir direto para plenário, mas ainda depende do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O post Bolsonaro e PL preparam força-tarefa por assinaturas para anistia apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.