Mais segurança

Todos os municípios do Estado passarão a contar com destacamentos e de mais viaturas policiais. Trata-se de decisão mais do que acertada do novo comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Cel. Sinval Sampaio, que está tendo carta branca para implantar os seus métodos de policiamento, fazendo cessar as incontáveis cobranças de prefeitos e lideranças municipais. Com essa oportuna medida, o Comandante-Geral pretende também providenciar outras medidas, sendo uma delas diminuir a concentração de policiais na capital, de modo a poder contar com mais militares para manter a ordem e garantir segurança para a população. Essa medida, entre outras vantagens, deverá ser muito útil no que se refere a atos de contenção de marginais locais, ou também vindos de outras regiões e até mesmo de outros estados. Mas, uma das medidas mais objetivas e justificadas do Cel. Sinval, deverá ser uma grade de militares em disponibilidade para atuarem em Secretarias e outros órgãos públicos, onde, além de melhor “status” são mais bem remunerados. Não se justifica, portanto, que, enquanto cidades do interior e bairros da capital são alvos de marginais, parte da Polícia Militar passe a ocupar atividades meramente burocráticas. Acresça-se a isso a intenção do Governo do Estado, de fazer mais concursos para aumentar o contingente de soldados.

Chagas abertas. Enquanto outras alas do PT se preocupam com a formação de chapas para governador, senado, Câmara e presidência, a Ala Campo da Esquerda, da deputada Luizianne Lins toma outros rumos, como é o caso da última reunião do grupo onde foram debatidos temas distantes do momento. Fera ferida, ela continua distante sem que a cúpula admita que ignora-la não é remédio bom para sarar chagas abertas. Há queixas de maus tratos a ela atribuídos, mas dela nunca ouvidos.

Espinho de garganta. Na Plenária de ontem, do PT, foi destaque a batalha que Luizianne e seus aliados mais próximos vêm travando para implantação de eleições diretas e não mais pelos Delegados amestrados dos Diretórios municipais, estaduais e federais da sigla. Trata-se de um tema que, segundo Luizianne, engrandeceria a democracia partidária. Como se desenrolam os atos corporativos do PT, a deputada será sempre um espinho de garganta.
Homenagem merecida. Ontem, dia 07, no aniversário dos 190 anos da Assembleia Legislativa, o presidente daquele Poder, Romeu Aldigueri, comandou merecida homenagem a todos os ex-presidentes da Casa. Vale lembrar o notável trabalho realizado pelo Memorial do Legislativo, onde pesquisadores sabem tudo da História da ALECE.
Ajuda da bancada. Alegando que o ex-prefeito Sarto não mantinha relações políticas com os deputados Federais, o prefeito Evandro Leitão revela que já tem programada uma série de conversas com os deputados federais e senadores por recursos para normalizar a difícil situação da Saúde, Cucas e Creches. Contanto que não mexa no sagrado dinheiro das emendas, o pedido do prefeito poderá ser estudado…
Mais recursos. Sobre medidas urgentes para liberação de recursos para o Ceará, o governador Elmano tem encontro com o Ministério de Minas e Energia, de quem cobrará, para o mais breve possível, recursos prometidos para mais de 300 grandes projetos de empresas que chegam para aqui se instalarem.
Tarefa dura. Lideranças integradas ao programa de ressurreição política de Ciro Gomes continuam se reunindo com grandes esperanças. Para esse bloco uma “decolagem” seria a de trazer o ex-ministro para realizar palestras motivadoras nas principais cidades do estado, principalmente no Cariri, onde os opostos se mostram com musculatura desenvolvida para o embate eleitoral de 2026.
Ressurreição. A tarefa de convencer Ciro para a “reestreia” na política caberá ao deputado Cláudio Pinho que lidera ao lado de Felipe Mota, o bloco dos contrários. Todas as pesquisas internas que anteciparam a formação desse movimento contrário ao governo, apontaram boas perspectivas para as pregações de Ciro.

O post Mais segurança apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.