
Comemoração começa com missa solene na Catedral Senhor Bom Jesus na manhã de terça-feira (8). Os eventos vão acontecer ao decorrer do mês de abril. A capital comemora 306 anos, nesta terça-feira (8)
Mayke Toscano/Secom-MT
🎂A cidade de Cuiabá completa 306 anos nesta terça-feira (8) e, em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense, haverá uma programação especial ao longo do mês de abril para celebrar a data.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A partir desta segunda-feira (7), o Aquário Municipal fica com entrada franca, até dia 22 de abril. O Museu do Rio também exibe uma exposição do Sansão Gigante, às 18h e conta, ao longo do mês, com a Feira Cuiab’Art, das 9h às 22h.
No aniversário da cidade, as atividades terão início com Missa Solene, na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá às 6h30 e seguirá ao longo do dia. Confira programação completa abaixo:
⛪Navegando com o Senhor Bom Jesus: 6h, saída de Santo Antônio do Leverger rumo à Capital
🚶♀️Caminhada da Fé: 16h, saída da Orla do Porto 2
💃Apresentações culturais e feira livre: a partir das 18h, na Praça Alencastro
🎭Evento Cultural 17h, no Parque das Águas
A partir das 14h, tem início a exposição ‘Fragmentos da História de Cuiabá: A arte da Faianças Arqueológicas’, no Museu de História Natural de Mato Grosso, no Bairro Jardim Europa, em Cuiabá. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta para visitação até 30 de abril.
Museu de História Natural de Mato Grosso está localizado na Avenida Beira Rio, Bairro Jardim Europa.
Reprodução
🧹Na terça-feira (8), a capital também terá um mutirão de limpeza, em 50 bairros da capital, a partir das 7h.
Em março, o prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou durante uma entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que o aniversário de 306 anos de Cuiabá não terá festa e a programação tradicional será substituída por um mutirão de limpeza e revitalização de áreas públicas.
Ano passado, o aniversário de Cuiabá contou com uma extensa programação, com cavalgada, concertos, shows regionais, carretas e missas.
LEIA MAIS:
Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (7) em Cuiabá; saiba quem pode receber imunizante
Museu de MT expõe peças arqueológicas para celebrar aniversário
✍Cuiabá, 306 anos
No dia 8 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assinou a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo.
Em 1726, o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, chega na capital como representante de Portugal. Em 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Porém, parte da população abandonou a capital depois que as lavras de ouro foram menores que o esperado.
Um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835, já que antes, a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade.