
Luciano Juba marcou aos 45 minutos do segundo tempo e evitou a derrota do Esquadrão
O Bahia empatou por 2 x 2 com o Santos, na noite deste domingo (6), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, que foi realizada na Vila Belmiro, teve como autores dos gols pelo lado tricolor Erick e Luciano Juba, enquanto Thaciano e Diego Pituca marcaram para o Alvinegro Praiano.
Com o resultado, o Bahia ficou na 13ª posição, com dois pontos conquistados e ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro. Já o Santos é o 16º colocado, com um ponto e também ainda sem triunfar na competição.
Próximos jogos de Santos e Bahia
O Tricolor de Aço volta a campo contra o Nacional-URU, nesta quarta-feira (9), às 19h, no Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, pela Copa Libertadores. Já o Peixe mede forças com o Fluminense, no próximo domingo (13), às 19h30, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Resumo da partida
O Bahia iniciou o confronto sendo bastante pressionado pelo Santos. Entretanto, o clube paulista não converteu o volume de jogo em chances realmente claras de gol. Sendo assim, o Tricolor de Aço deu a resposta aos oito minutos. Willian José recebeu de Luciano Juba na entrada área, passou pelo zagueiro alvinegro e finalizou para exigir uma boa defesa do goleiro Gabriel Brazão.
O Bahia superou a pressão inicial do Santos, cresceu no jogo após seu primeiro lance de perigo e chegou ao gol aos 16 minutos. Willian José recebeu lançamento de Ramos Mingo e tocou para Juba, que achou grande passe em profundidade para Erick. Livre, o volante conduziu, chegou frente a frente com o goleiro, driblou Gabriel Brazão e abriu o placar para o Esquadrão.
Buscando o empate, o Santos chegou perigosamente aos 33 minutos. Após escanteio curto, Guilherme recebeu na ponta esquerda, descolou uma jogada individual e finalizou forte de forma rasteira para a defesa de Ronaldo.
Após isso, aos 42 minutos, o Bahia teve a chance de ampliar o placar ainda no primeiro tempo e novamente com Erick. O volante recebeu de Ademir na entrada da área, driblou dois defensores do Santos e finalizou no pé direito da trave alvinegra.

Foto: Raul Baretta/Santos FC
Assim como no primeiro tempo, o Bahia iniciou a segunda etapa sendo pressionado pelo Santos. A diferença é que, desta vez, o Alvinegro Praiano chegou ao gol, e com a famosa “lei do ex”. Logo aos quatro minutos, Soteldo cruzou da direita para a esquerda até Thaciano. O meia foi travado na primeira finalização, mas pegou o rebote e arrematou para as redes, igualando o placar na Vila Belmiro.
Aos 16 minutos, o árbitro viu pênalti para o Santos em um lance de possível toque na mão de Erick Pulga dentro da área. Entretanto, a bola claramente pegou na cabeça do jogador, e o VAR foi acionado para anular a marcação.
Pior em campo no segundo tempo, o Bahia foi castigado e sofreu o da virada aos 35 minutos. Guilherme avançou pelo lado esquerdo de ataque e cruzou na área. A defesa do Esquadrão cortou no primeiro momento, mas a bola sobrou para Diego Pituca, que fuzilou para as redes e colocou o clube paulista à frente do placar.
Ficha do jogo
Santos (2)
Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt, Gabriel Bontempo (Diego Pituca) e Barreal (Thaciano); Rollheiser (Soteldo), Guilherme e Tiquinho Soares (Deivid Washington). Técnico: Pedro Caixinha.
Bahia (2)
Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Iago Borduchi (Erick Pulga); Caio Alexandre (Cauly), Erick e Rodrigo Nestor (Jean Lucas); Luciano Juba, Ademir (Kayky) e Willian José (Lucho Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitra: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Gols: Thaciano (4’/2ºT/SAN), Diego Pituca (35’/2ºT/SAN); Erick (16’/1ºT/BAH), Juba (45’/2ºT)
Cartões amarelos: João Schmidt, Gil, Soteldo, Pituca (SAN); Caio Alexandre, Erick (BAH)