Fotos: Divulgação
Destinado a mulheres com ou sem experiência, a formação é gratuita e será conduzida por Tawane Theodoro, uma das vozes mais representativas do movimento slam na periferia de São Paulo.
Projeto Mercedes Ladies promove Formação em Slammer para Mulheres com Tawane Theodoro
Estão abertas as inscrições para a Formação em Slammer para Mulheres do projeto Mercedes Ladies, que será realizada de 03 de maio a 27 de junho de 2025, sempre às sextas-feiras, das 14h às 15h30, na Casa de Cultura Hip Hop Sul, localizada na zona sul da cidade de São Paulo.
Destinado a mulheres cis e trans interessadas em mergulhar no universo do slam, a arte de poesias performáticas que ganha cada vez mais força no Brasil, o curso é gratuito e será conduzido por Tawane Theodoro, poeta marginal e uma das vozes mais representativas do movimento slam na periferia de São Paulo.
Natural do Capão Redondo, Tawane Theodoro é uma das organizadoras do tradicional Sarau do Capão e poeta formadora do Slam Interescolar.
Ela já publicou poesias em mais de 15 antologias poéticas e faz parte da produção do Slam SP, um dos maiores movimentos de poesia falada do país.
Além disso, é autora dos livros “Afrofênix: A fúria negra ressurge” (2019) e “A pluralidade da poeta” (2022), ambos publicados pela Editora Quirino, além do livreto “O que vem antes das 5 notas?” (2023), lançado pelo SELO AULA VIVA.
A formação visa capacitar mulheres para se expressarem através do slam, fortalecendo o protagonismo feminino na cena cultural da cidade.
Além das técnicas de performance, o curso também promoverá discussões sobre identidade, resistência e empoderamento feminino por meio da palavra.
Serão disponibilizadas 35 vagas, além de 15 suplentes. As inscrições podem ser feitas pelo formulário virtual.
A ação faz parte do projeto “Mercedes Ladies”, contemplado pelo Edital PROAC Hip Hop 2024, que visa valorizar o protagonismo feminino na cultura Hip Hop, promovendo formação e vivências que resgatem a memória histórica das mulheres no movimento.
O projeto faz referência à histórica equipe de mulheres Mercedes Ladies, que surgiram nos anos 80 nos EUA com o objetivo de serem reconhecidas como MCs e DJs, desafiando o estereótipo de atrativo feminino nas festas.
O projeto é idealizado pela dançarina, produtora cultural e pesquisadora da cultura hip-hop Kika Souza (@kikasouzaofc), que desenvolve desde 2019 uma pesquisa intitulada “Identificando o Apagamento Histórico das Mulheres no Hip Hop”, iniciativa que visa combater a exclusão e invisibilidade das mulheres dentro desse cenário cultural.
Informações : @mulheresnohiphop
Serviço: Formação em Slammer para Mulheres do Projeto Mercedes Ladies
Coordenação: Tawane Theodoro
Data: 03 de maio a 27 de junho de 2025, sempre às sextas-feiras, das 14h às 15h30,
Onde: Casa de Cultura Hip Hop Sul – Rua Sant’Ana, 201 – Vila Sao Pedro, São Paulo – SP, 04676-110
Classificação: A partir de 12 anos – Grátis – Entrega de certificados na conclusão da formação
Vagas: 35 (mais 15 suplentes) – Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfN3VvW6QKmgU5-V-2qxxQXDNvy9_I9P1nlheqEMCFJvEHqQg/viewform
Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini – Whatsapp 1199568-8773 – [email protected]



