
Com o bom resultado, o Vozão encerrou o jejum de três jogos sem vitórias
Foi no sufoco, mas o Ceará venceu o Grêmio por 2 x 0, neste sábado (5), na Arena Castelão, pela segunda rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados por Pedro Raul e Matheus Araújo, com um golaço nos acréscimos do segundo tempo. Com o resultado, o Alvinegro de Porangabuçu garante a primeira vitória na competição e encerra o jejum de três jogos sem vencer.
A partida foi de certa forma equilibrada, com o Ceará e Grêmio sendo bem ofensivos em momentos distintos do jogo. O Vozão começou pressionando e teve boas chances até abrir o placar na cobrança de pênalti. Após o gol, a intensidade do time caiu e foi a vez do Tricolor Gaúcho dominar as ações ofensivas.
Da metade do tempo primeiro e no segundo, o Grêmio teve mais posse de bola e desceu com muito perigo para o ataque. A defesa do Vozão, incluindo Bruno Ferreira, conseguiram segurar na maioria das vezes. A estratégia do Ceará era sair em transição rápidas ou aproveitar dos erros para levar perigo. Mas faltou qualidade na construção e finalização dos lances.
Na tabela, o Ceará sobe para a vice-liderança provisória do Brasileirão, com 4 pontos (1V,1E). Enuanto o Grêmio está em 6º lugar, com 3 pontos (1V,1D).
Próximos jogos
O Vozão terá a semana livre de preparação para enfrentar o Juventude, no sábado (12), às 16h, no Alfredo Jaconi. Enquanto o Tricolor Gaucho terá pouco tempo de descanso para encarar o Club Atlético Gau pela Sul-Americana, na terça (8), às 19h, na Arena.
Sobre o jogo Ceará x Grêmio
O primeiro tempo foi bastante movimentado pelos dois lados do campo, com o Ceará começando bem e o Grêmio reagindo após levar o gol. O Vozão estava mais organizado e foi resposável pelas principais jogadas ofensivas.
Teve boas chances de abrir o placar, mas as redes só balançaram para o gol de Pedro Raul, aos 25 minutos. A árbitra marcou pênalti após a bola bater na mão de Lucas Esteves na área, e o centroavante foi muito bem na cobrança.

Foto: Gabriel Silva/Ceará SC
A frente do placar, o Vozão segurou o ímpeto de gol para deixar o adversário jogar. O goleiro Bruno Ferreira foi muito bem nos lances e impediu que o empate saísse. A defesa do Vozão parecia um pouco desconcentrada e precisou de um certo tempo para se organizar e evitar os erros.
O segundo tempo continuou com o Grêmio conseguindo ter mais a posse de bola enquanto o Ceará tentava ir em direção ao ataque ou em jogadas rápidas de transição ou aproveitando os erros de passe do Tricolor Gaúcho, que aconteceu com certa frequência. O Vozão teve uma ótima chance de ampliar com Pedro Raul, com um chute que atingiu o travessão.
O Grêmio também conseguiu ótimas oportunidades do empate, mas faltou qualidade nas finalizações, além das boas defesas de Bruno Ferreira, que foi destaque na partida.
O jogo já se encaminhava para o fim quando Volpi decidiu ir para a área e tentar o gol, no que seria o último lance da partida. Porém, na sobra da bola do escanteio, Matheus Araújo foi carregando até onde deu, na linha depois do meio-campo, e decidiu chutar para o gol, que estava sem ninguém para defender.
GOL DO MEIO CAMPO!!!!!
O VOLPI FOI PRA ÁREA NO ÚLTIMO LANCE DO JOGO E O GOL FICOU ABERTO!
E O MATHEUS ARAÚJO FAZ O SEGUNDO DO CEARÁ!
pic.twitter.com/pGLzxcuevn
— DataFut (@DataFutebol) April 5, 2025
Ficha do jogo
Ceará (2)
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Sobral (Lourenço), Dieguinho, Lucas Mugni (Matheus Araujo); Fernandinho (Alejandro Martínez), Pedro Raul e Galeano. Técnico: Léo Condé
Grêmio (0)
Tiago Volpi; Igor Serrote (João Pedro), Jemerson, Wagner Leonardo, Lucas Esteves; Villasanti, Camilo (Cristaldo), Edenilson (Monsalve); Pavón (Aravena), Arezo e Amuzu. Técnico: Gustavo Quinteros
Árbitra: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Gols: Pedro Raul (25’/1ºT/CEA), Matheus Araújo (50’/2ºT/CEA)
Cartões amarelos: Arezo, Amuzu (GRE); Matheus Bahia (CEA)

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli