
Elefante soube aplicar melhor sua estratégia de jogo e venceu com gol marcado no fim; Tricolor saiu vaiado e sob protestos da torcida
No último amistoso preparatório para a disputa do Campeonato Brasileiro, o ABC venceu o Santa Cruz por 1 x 0 neste sábado (5), no estádio do Arruda, no Recife-PE. O gol alvinegro foi marcado por Islan, na reta final do segundo tempo.
O Alvinegro soube aplicar melhor sua estratégia de jogo. Apesar de ter menos posse em vários momentos, o time potiguar pouco viu seu goleiro trabalhar. Enquanto que o Tricolor não conseguia produzir ofensivamente, mesmo ocupando o campo de ataque com maior frequência.
Por fim, resultado que fez o Santa Cruz sair de campo debaixo de vaias e protestos do torcedor que acompanhou o duelo no Arruda, e se vê preocupado para o início da Série D. Já o ABC, que vai jogar a Série C, mostra um horizonte melhor se formos analisar pelo que o time apresentou neste confronto.
Próximo jogo do Santa Cruz
O Tricolor jogará no próximo fim de semana, ainda com data a ser definida pela CBF, diante do Treze, pela 1ª rodada do Grupo A3 da Série D. A partida acontecerá no estádio Amigão, em Campina Grande.
Próximo jogo do ABC
O Elefante volta a campo no domingo (13), quando vai encarar o São Bernardo-SP fora de casa, no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo-SP. O duelo acontecerá às 16h.

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli
ABC vence o Santa Cruz, fora de casa, em amistoso antes do Campeonato Brasileiro
O jogo, em si, teve poucas emoções. Quem soube aplicar melhor sua proposta de jogo foi o ABC, enquanto que o Santa Cruz pecava ofensivamente, com produção baixa.
O Santa Cruz rondou a área, teve boas investidas dentro da área, mas faltou melhor capricho na finalização. O ABC teve o primeiro bom lance do jogo com Matheus Rocha, aos 12, que apareceu na segunda trave e escorou cruzamento para defesa de Felipe Alves.
O Santa Cruz seguiu nesse cenário de ocupação de espaço no campo de ataque. Thiago Galhardo não conseguia participar tanto, mas vinha funcionando bem como um falso nove, acionando os pontas em condição no um contra um com frequência.
Enquanto isso, o ABC vinha um pouco mais reativo, mas encontrava espaço para avançar pelos lados do campo. Defensivamente, o Elefante se recuperava bem nas coberturas onde o Tricolor achava espaço.
Porém, tirando isso, o jogo foi de pouca produção das duas equipes. O jogo foi muito truncado no meio de campo, com muito perde e ganha, mas sem maiores chances de ataque.
O intervalo acabou tendo 32 minutos de duração, sendo 17 de atraso, por conta da saída da ambulância que estava no estádio do Arruda para realizar um atendimento. Com isso, até voltar outra ambulância, os atletas precisaram esperar para reiniciar o duelo.

Foto: Reprodução/TV Coral
O segundo tempo seguiu num panorama semelhante. As duas equipes seguiam com bastante luta, mas com muitos erros também. O Santa Cruz ocupava mais o campo de ataque, mas também pouco dava trabalho para Felipe Garcia.
O ABC variava sua marcação, com momentos que estava mais retraído, em outros pressionava o Santa Cruz na saída de bola. Assim, começou a encontrar algumas chances, mas a finalização não acompanhava.
Até que, aos 37, depois dos times terem mudado bastante, o Elefante conseguiu um contra-ataque recuperando a bola no meio de campo. Islan carregou, cortou para o meio e bateu de fora da área. A bola desviou na zaga e foi no canto, sem chances para Felipe Alves.
No fim, o Alvinegro controlou bem o resultado e saiu com a vitória. Dentro das circunstâncias da partida, um resultado que mostra um caminho para o ABC seguir e evoluir. Para o Santa, atuação ruim, que expõe carências e a necessidade de melhorar o quanto antes.
FICHA DO JOGO
Santa Cruz 0
Felipe Alves; Yuri Ferraz (Israel), Eurico (William Alves), Matheus Vinícius (Hiago Ribeiro) e Rodrigues (Ítalo Melo); Pedro Favela (Jonatas Paulista), Wagner Balotelli (Pedro Maia) e João Pedro (Willian Júnior); João Diogo (Lucas Bessa), Thiaguinho e Thiago Galhardo (Eduardo Tanque). Técnico: Marcelo Cabo.
ABC 1
Felipe Garcia; Windson (Darlan), Ian Carlo (Lucas Gonçalves) e Bruno Bispo; Matheus Rocha (Lucas Mota), Wellington Reis (Oziel), Adeilson (Islan), Bruno Leite (Marcos Vinícius) e Lucas Sampaio (Wendel); Juninho (Anderson Rosa) e Orlando Júnior (Rhyan). Técnico: Evaristo Piza.
Local: Estádio do Arruda, no Recife-PE.
Árbitro: Maximiniano Fagundes (PE).
Assistentes: Elaise Juliana e Luiz Henrique (ambos PE).
Gol: Islan (35’/2ºT) (ABC).
Público: 5.135 torcedores.
Renda: R$ 29.390,00