A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou, nesta sexta-feira (4), o mais recente boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza. Segundo o levantamento, apenas sete trechos da orla estão próprios para banho até domingo (6).
A análise leva em conta critérios definidos pela Resolução nº 274 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que monitora a presença de coliformes fecais na água – um indicativo de poluição que pode comprometer a saúde dos banhistas.
A cidade é dividida em três setores para o monitoramento: leste, centro e oeste. No setor centro, destacam-se trechos próprios na Praia do Meireles e na Praia de Iracema, incluindo pontos próximos à Feirinha da Beira Mar, Estátua de Iracema Guardiã e Centro Cultural Belchior. Já no setor leste, apenas a Praia da Abreulândia apresenta condições adequadas. No setor oeste, nenhum trecho foi considerado próprio.
Por outro lado, a lista de trechos impróprios é extensa e inclui praias bastante frequentadas, como vários pontos da Praia do Futuro, Titanzinho, Sabiaguaba, Mucuripe, Leste-Oeste, Pirambu, Formosa e Barra do Ceará.
A coleta e análise das amostras são feitas semanalmente pela Gerência de Análise e Monitoramento da Semace. Os dados também estão disponíveis no aplicativo Semace Digital e no site oficial do órgão, onde o cidadão pode consultar as condições da água antes de ir à praia.
O post Somente sete trechos de praia estão próprios para banho em Fortaleza neste fim de semana apareceu primeiro em O Estado CE.