Inspetor Alberto é indiciado por maus-tratos a animal e injúria eleitoral

O vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PL) foi indiciado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) por maus-tratos a animais e injúria eleitoral por conta do caso de vídeo gravado e divulgado pelo parlamentar durante a eleição de 2024 em que ele aparece arrastando um porco pelas orelhas, enquanto o animal demonstra visível sofrimento.

O inquérito policial aberto para apurar o caso foi concluído pela PCCE. Agora, o inquérito segue para o Poder Judiciário e para a Justiça eleitoral. Segundo a defesa do vereador, ele foi ouvido pela Polícia Civil e pela Polícia Federal, aguardando agora o andamento do processo. A defesa afirmou ainda que o fato foi “devidamente esclarecido” com a ausência de intenção de maus-tratos ao animal.

No vídeo em questão, que repercutiu no dia do segundo turno da eleição pela Prefeitura de Fortaleza, em 27 de outubro de 2024, Alberto aparece ameaçando o então candidato a prefeito Evandro Leitão (PT). Alberto, que apoiava o candidato André Fernandes (PL), fala “Leitão, você vai para a panela, seu desgraçado. Você vai para a panela dia 27, me aguarde. Você vai me ver aí. Vou comer você bem assadinho, seu ‘bosta’” enquanto puxa um porco pelas orelhas e o arrasta pelo chão.

Na época, o vereador Inspetor Alberto se defendeu dizendo que repudiava as acusações de menosprezo e maus tratos aos animais e que não houve o intuito de causar dor ou desprezo ao animal na ocasião. Até o fechamento desta matéria, o parlamentar não se manifestou sobre o indiciamento.
O caso foi parar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), que foi instalado na última terça-feira (1º). Outro caso em análise pelo Conselho é de outro vídeo de Alberto, também do período eleitoral do ano passado, em que ele ameaça o então candidato a prefeito Evandro Leitão dizendo “prepara teu caixão, vagabundo”. Sobre esse caso, Alberto disse ter sido um equívoco; ele teria trocado as palavras palavras “carvão” por “caixão”.

O caso do vídeo com o porco gerou uma série de denúncias por maus-tratos contra Alberto, inclusive de parlamentares envolvidos com a causa da proteção animal, entre eles o deputado federal Célio Studart (PSD), o vereador Gabriel Biologia (PSOL) e o vereador eleito e atual secretário da Proteção Animal de Fortaleza, Apollo Vicz (PSD).

O Conselho Regional Medicina Veterinária (CRMV-CE) também apresentou denúncia contra o vereador do PL por maus-tratos na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e no Ministério Público do Ceará (MPCE), além de solicitar a cassação do parlamentar no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

O post Inspetor Alberto é indiciado por maus-tratos a animal e injúria eleitoral apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.