Novas escolas no Ceará serão entregues de março a junho de 2026, afirma Elmano

O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nessa quarta-feira (2), a ordem de serviço para o início das obras de 39 novas escolas em 37 municípios cearenses. O investimento total será de, aproximadamente, R$ 447 milhões. De acordo com o Governo do Estado, a previsão é a de que as unidades sejam entregues de março a junho de 2026, cerca de cinco meses antes do fim do primeiro mandato de Elmano.
Do total, serão 33 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e seis Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). Durante o evento, o governador destacou que os recursos para as construções já estão garantidos.

“Costumo dizer que, quando eu dou ordem de serviço, espero que as empresas já comecem a se mobilizar: contratem trabalhadores, preparem os canteiros de obras e iniciem os trabalhos. Claro que isso varia de município para município, e estamos em um período de chuvas. Então, as empresas vão avaliar como começar, talvez ampliando a equipe depois. A chuva dificulta um pouco, mas queremos que as contratações comecem imediatamente, porque temos os recursos garantidos para todas as escolas. Isso é uma prioridade absoluta. As empresas vão executando, medindo, e nós vamos pagando. O prazo médio é de 12 a 14 meses para a entrega”, explicou.

O evento ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios beneficiados. Dados da gestão mostram avanços na educação cearense: em 2023, o Estado tinha 403 Escolas em Tempo Integral, e a nota média do ensino, atualmente, é de 5,6.
Elmano também reforçou o compromisso de oferecer, pelo menos, dois cursos superiores em cada cidade do Ceará, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Faremos uma parceria com prefeitos e prefeitas para levar, no mínimo, dois cursos de ensino superior a todos os municípios. Eu vim do interior para Fortaleza fazer o Ensino Médio, porque minha família acreditava que, na Capital, eu teria mais chances de entrar para a faculdade. Hoje, dizemos aos jovens que, em qualquer lugar do Estado, haverá excelentes escolas de ensino médio e também uma universidade em sua cidade”, afirmou.
Em coletiva de imprensa, o governador reafirmou a meta de entregar 138 Escolas em Tempo Integral. “Este projeto é mais uma etapa do nosso plano de ter 100% das escolas cearenses em tempo integral. Hoje, são 39 unidades, e é uma grande alegria saber que as obras começam em breve. Teremos outro pacote de entregas posteriormente, com projetos em fase de licitação. No total, serão 138 escolas novas, com investimento superior a R$ 1 bilhão, para garantir que todos os jovens do Ceará estudem em escolas de tempo integral”, declarou.

A secretária da Educação do Ceará, Eliane Estrela, destacou os benefícios do modelo integral. “A escola em tempo integral tem mostrado sua importância não apenas pelo tempo a mais de permanência, mas pelo que se constrói nela: projetos de vida, conhecimento, currículo ampliado e flexível”, ressaltou.
Durante o evento, Elmano destacou no discurso as entregas da Educação no Ceará. Ele disse que deu continuidade ao trabalho de valorização da Educação iniciado pelo então governador Cid Gomes (PSB), hoje senador. “Nós precisamos ser justos e acho que é muito importante, hoje, nós agradecermos ao nosso ex-governador Cid Ferreira Gomes que iniciou esse projeto. Agradecer a Camilo Santana e agradecer a Izolda Cela porque é assim, nós agradecemos quem veio antes de nós e se esforçou para fazer.”

CIDADES QUE RECEBERÃO AS NOVAS ESCOLAS
Acaraú,
Barbalha
Barroquinha
Brejo Santo
Boa Viagem
Camocim
Capistrano
Croatá
Coreaú
Granja
Iguatu
Ipaporanga
Itapipoca (2)
Itarema
Iracema
Irauçuba
Jaguaribe
Jaguaruana
J. de Jericoacoara
Pacoti
Quiterianópolis
Quixeramobim
Santa Quitéria
Senador Sá
Tamboril
Tianguá
Trairi (2)
Tururu
Uruburetama
Uruoca
Viçosa
Maracanaú
Morada Nova
Mucambo
Nova Russas
Orós
Pacatuba

Por: Hyago Felix

O post Novas escolas no Ceará serão entregues de março a junho de 2026, afirma Elmano apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.