Em jogo emocionante, Sport vence o Retrô nos pênaltis e conquista o tricampeonato pernambucano

Sport x Retrô - Final do Pernambucano 2025

O Sport é tricampeão pernambucano! Em duelo emocionante, realizado na noite desta quarta-feira (2), na Ilha do Retiro, o Leão da Ilha acabou derrotado pelo Retrô por 2 x 1 no tempo normal. No placar agregado, o duelo ficou em 4 x 4, pois o Rubro-negro pernambucano venceu a primeira partida por 3 x 2. Nos pênaltis, vitória do Sport por 4 x 2.

Próximos jogos

O Leão da Ilha entra em campo no próximo domingo (6), às 18h30, contra o Palmeiras, na Ilha do Retiro, pela segunda rodada da Série A Campeonato Brasileiro. A Fênix, por outro lado, entrará em campo no próximo dia 12, quando encara o Tombense, pela Série C, na Arena de Pernambuco. O horário da partida ainda não foi definido.

Sport x Retrô – Resumo da partida

Com um minuto de jogo, o Leão da Ilha criou sua primeira chance. Após passe de Lucas Lima, Chrystian Barletta saiu de frente com o goleiro Volpi, que cortou a bola nos pés de Sérgio Oliveira. De longe, o português tentou fazer um golaço de cobertura, mas a finalização acabou indo para fora.

Aos quatro minutos, Mascote arriscou para o Retrô, mas mandou a bola para fora. Quatro minutos depois, foi a vez de Chrystian Barletta arriscar para o Sport. Após falha na saída de bola da Fênix, o ponteiro ficou com a bola na entrada da área, mas a finalização acabou saindo sem grandes sustos.

Melhor na partida, o Rubro-negro pernambucano abriu o placar aos 24 minutos. Após cruzamento de Lucas Lima, a defesa do Retrô afastou mal. A bola sobrou limpa para o zagueiro Chico no meio da área, que enfiou o pé, sem chances para o goleiro Volpi, que não conseguiu fazer nada no lance.

O Retrô suportou a pressão inicial do Sport e começou a gostar do jogo. Aos 33 minutos, Fernandinho solta a bomba em cobrança de falta. A finalização passou muito próxima do ângulo do goleiro Caíque França. Logo depois, o time de Camaragibe seguiu pressionando até que saiu do “zero”.

Aos 36 minutos, a Fênix ressurgiu para empatar. Após boa jogada de Fernandinho pela esquerda, a bola foi lançada na área do Sport. Mais esperto, Mascote saltou mais alto que João Silva e mandou uma testada fortíssima~/, sem chances para o goleiro Caíque França. Tudo igual na Ilha do Retiro!

Depois do gol de empate, a partida ficou muito truncada. Outra finalização só aconteceu aos 40 minutos, quando Rasdley cobrou falta de muito longe. A bola subiu muito e saiu sem perigo para Caíque França. O Leão até tentou subir em velocidade, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo do Retrô.

Segundo tempo

Logo aos quatro minutos, Sérgio Oliveira colocou o Rubro-negro pernambucano em vantagem novamente. Após boa jogada de Chrystian Barletta, que ganhou da marcação e cruzou na área. O volante só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes. Porém, o VAR acabou anulando por falta de Barletta em Gedeilson na origem do lance.

Aos 11 minutos, na bola parada, Radsley obrigou o goleiro Caíque França à protagonizar uma grande defesa. A bola foi no cantinho, e o goleiro Rubro-negro precisou se esticar para evitar o gol da Fênix. Aos 15 minutos, foi a vez do Sport responder na bola parada. Pablo cobrou com categoria, para uma grande defesa do goleiro Volpi.

O Rubro-negro pernambucano acabou ficando com um jogador à menos aos 23 minutos, quando Sérgio Oliveira foi expulso após falta dura em Fialho no meio de campo. O árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva precisou da revisão do VAR para confirmar a expulsão.

Aos 27 minutos, o Retrô virou a partida. Na bola parada, Fernandinho acertou o ângulo do goleiro Caíque França, marcando um golaço na Ilha do Retiro. O gol foi um banho de água fria na torcida Rubro-negra, que ficou revoltada. Com um jogador à menos, e em desvantagem no placar, o Leão precisou correr atrás do resultado.

A Fênix seguia pressionando. Aos 30 minutos, Radsley ficou com a bola na entrada da área e finalizou para fora. O Sport voltou a criar aos 37 minutos. Após cruzamento na área, a bola sobrou para o zagueiro Chico que tentou de cabeça. Seguro, o goleiro Volpi segurou sem grandes sustos.

Aos 38 minutos, Radsley tentou mais uma finalização. A bola foi no meio do gol, nas mãos de Caíque França. Em busca do empate, o Rubro-negro pernambucano seguia pressionando. Aos 45 minutos, Lenny lobato fez boa jogada pela esquerda, mas na hora de cruzar, mandou nas mãos do goleiro Volpi.

Ficha do jogo

Sport 1

Caíque França; Hereda, João Silva, Lucas Cunha e Chico; Rivera, Fabrício Domínguez (Lenny Lobato) e Sérgio Oliveira; Lucas Lima (Gustavo Maia), Chrystian Barletta (Carlos Alberto) e Pablo. Técnico: Pepa.

Retrô 2

Volpi; Gedeilson (Diego Guerra), Claudinho, Rayan e Salomão; Fabinho, Radsley e Mascote (Fialho); Fernandinho, Jonas (Gledson) e Maycon Douglas (Grafite). Técnico: Wires Souza

Local: Ilha do Retiro, no Recife
Horário: 21h30
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA-MG)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Fernanda Nandrea Gomes (FIFA-MG)
VAR: Tiago Nascimento (PE)
Público: 24.884
Renda: 1.121,730

Matéria em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.