Ceará autoriza construção de 39 escolas em tempo integral para 37 municípios 

Na manhã desta quarta-feira (2) o governo do Ceará firmou autorização para iniciar o processo de construção de 39 novas escolas em 37 municípios. De acordo com a gestão, será investido um valor aproximado de R$447 milhões nas obras. Das 39 escolas, 33 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e seis são Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP).

Presente no evento de entrega, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) afirma que as entregas são mais uma fase do projeto firmado em sua gestão, que é ter 100% das escolas no Ceará com modalidade integral. “Esse projeto é mais uma fase do nosso projeto de 100% de escolas em tempo integral no Ceará. Hoje são 39 escolas e para nós é motivo de muita alegria para que daqui a alguns dias as obras possam começar”. 

Freitas também afirma que a escola em tempo integral beneficia alunos e professores. “Nós já temos evidências claras de que quando nosso aluno estuda em escolas de tempo integral melhora o rendimento escolar e a aprendizagem. Melhora a situação do professor que passa o dia na escola para ajudar esse aluno”. 

A titular da pasta de Educação, Eliane Estrela, que também esteve no evento e reforça o lado positivo da educação em tempo integral, apontado por Elmano de Freitas. “A escola em tempo integral vem demonstrando a importância de está mais tempo na escola. Não é só o tempo que está lá, mas é o que se constroi. São os projetos de vida que são desenvolvidos, a construção do conhecimento, o currículo ampliado e flexível”. 

O evento de assinatura da ordem de serviço foi realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos 37 municípios beneficiados com a construção das unidades. 

Durante o evento, Freitas aponta em seu discurso as entregas da Educação no Ceará. O governador aponta que deu continuidade ao trabalho de valorização da educação iniciado pelo ex-governador Cid Gomes, ainda em seu mandato. 

“Nós precisamos ser justos e acho que é muito importante hoje nós agradecermos ao nosso ex-governador Cid Ferreira Gomes que iniciou esse projeto. Agradecer a Camilo Santana e agradecer a Izolda Cela porque é assim, nós agradecemos quem veio antes de nós e se esforçou para fazer”.  

De acordo com a gestão, os números apontam que a Educação no Ceará tem progredido durante a gestão de Elmano de Freitas. No início de 2023 o Ceará tinha o total de 403 Escolas em Tempo Integral. O governador também ressaltou que a nota média nas escolas de EM no Ceará é de 5.6. 

Confira a lista de cidades que devem receber as novas escolas: 

Acaraú 
Barbalha 
Barroquinha 
Brejo Santo 
Boa Viagem 
Camocim 
Capistrano
Croatá 
Coreaú 
Granja 
Iguatu 
Ipaporanga 
Itapipoca (2) 
Itarema 
Iracema 
Irauçuba 
Jaguaribe 
Jaguaruana 
Jijoca de Jericoacoara 
Pacoti 
Quiterianópolis 
Quixeramobim 
Santa Quitéria 
Senador Sá 
Tamboril 
Tianguá 
Trairi (2) 
Tururu
Uruburetama 
Uruoca 
Viçosa do Ceará 
Maracanaú
Morada Nova 
Mucambo 
Nova Russas 
Orós 
Pacatuba 

O post Ceará autoriza construção de 39 escolas em tempo integral para 37 municípios  apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.