
Esquema faz parte de uma organização criminosa que vendia eletrônicos importados sem impostos em lojas de shoppings, apontam as investigações. Além do contrabando, as autoridades identificaram também indícios de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. PF e Receita Federal realizam operação para combater contrabando de eletrônicos no Pará
A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (2) a “Operação SIN TAX”, com o objetivo de combater o contrabando e o descaminho de produtos eletrônicos, além da lavagem de dinheiro.
A investigação aponta a existência de uma organização criminosa especializada na importação ilegal e no comércio fraudulento desses produtos no Pará e também no estado do Piauí.
Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos — 10 em Belém e 1 em Teresina. A Justiça Federal do Pará, por meio da 4ª Vara Federal Criminal, determinou também o bloqueio de bens e valores no total de R$ 6,4 milhões.
💰 Como funcionava o esquema
Segundo as investigações, a organização criminosa atuava na importação ilegal, transporte, armazenamento e comercialização de eletrônicos de alto valor, como drones e celulares. Os produtos entravam no país sem o pagamento de impostos e eram revendidos em cinco lojas — quatro em Belém e uma em Teresina, incluindo estabelecimentos dentro de shoppings.
Além do contrabando, as autoridades identificaram indícios de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Os investigadores apontam que empresas foram criadas em nome de “laranjas”, sem capacidade financeira compatível, todas ligadas ao líder do esquema.
A operação é um desdobramento de duas investigações anteriores da Polícia Federal: a Operação Mercador Fenício, realizada em novembro de 2022, e a prisão de um passageiro no Aeroporto Internacional de Belém, em dezembro de 2023, que tentava entrar no país com diversos aparelhos eletrônicos sem a devida regularização aduaneira.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Belém
Polícia Federal
Vídeos com as principais notícias do Pará