PL da Anistia: oposição diz ter mais de 300 votos favoráveis e pressiona Motta, que pede calma

Carol de Toni
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Partido Liberal (PL) intensifica a pressão para avançar com o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Segundo lideranças da oposição, já há 309 sinalizações favoráveis ao mérito da proposta, um número superior ao mínimo necessário de 257 votos e suficiente até para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que exige 308 votos.

Apesar da ampla adesão apontada pela oposição, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem evitado acelerar a tramitação e pediu calma nas negociações. O PL e aliados, no entanto, mantêm a estratégia de obstrução total das votações na Casa até conseguirem destravar o projeto.

Os partidos com apoio integral à proposta são o próprio PL, com 92 deputados, e o Novo, com quatro. No Centrão, o PP pode garantir cerca de 90% da bancada, o que representa 44 votos, enquanto o Republicanos deve atingir 95%, com 42 votos. O MDB e o PSD têm projeções menores, com 40% e 80% de adesão, respectivamente, o que garantiria 17 e 35 votos. Todas essas siglas ocupam ministérios no governo Lula.

No levantamento feito até agora, os partidos PT-PCdoB-PV, PDT, PSB, PSOL-Rede e Solidariedade não registraram votos favoráveis ao projeto.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que intensificará as articulações no decorrer da semana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.