
Em um mês no Ceará, o centroavante assumiu a artilharia do time e conseguiu a sequência de 6 gols em 7 jogos
Há exatos 1 mês, Pedro Raul estreava com a camisa do Ceará pela semifinal do Campeonato Cearense diante o Maracanã. Quando foi anunciado pelo clube, no dia 25 de fevereiro, nem ele nem a torcida do Vozão poderiam prever os placares, reviravoltas, felicidade e principalmente, o destaque que o centroavante teria no time titular de Léo Condé.
Pedro chegou no momento de urgência da equipe, que apesar de fazer bons jogos e vencer, marcava poucos gols. A ausência de um centroavante de origem estava pesando e ligou o alerta no clube, que ficou sem substituto na posição com a venda de Saulo Mineiro.

Foto: Gabriel Silva/CSC
O Ceará já tinha sondado Pedro desde o fim do ano passado, mas ele permaneceu no Corinthians. Com a falta de oportunidades no clube paulista, aceitou a proposta do Vozão e foi apresentado no final de fevereiro, tempo em que a equipe estava em descanso até o jogo importante da semifinal do Cearense.
O centroavante entrou no intervalo da partida e com pouco tempo em campo já fez a diferença ao dar assistência para o bonito gol de Lucas Mugni. Ele deixou sua marca nos acréscimos do segundo tempo quando chamou a responsabilidade para si ao bater o pênalti que consagrou a vitória por 3 x 0.
Depois do primeiro, Pedro conseguiu emendar uma sequência de jogos e de gols, se tornando o destaque do time titular pelas ótimas atuações no sistema ofensivo do Vozão. A torcida abraçou o jogador desde o início e continua incentivando para que ele se sinta ainda mais pertencente ao clube.
Mas para além disso, Pedro tem conseguido ser muito decisivo e se agiganta em momentos e jogos importantes. A primeira “prova de fogo” foi na partida contra o Confiança, na segunda fase da Copa do Brasil. O Vozão voltou do intervalo com uma derrota parcial de 2 x 0 e sem conseguir organização em campo para buscar uma reação.
Foi a partir do gol do centroavante que o time conseguiu reagir em campo. Galeano marcou o do empate que levou aos pênaltis. Exausto em campo, foi a primeira vez que ele jogou os 90 minutos, Pedro não precisou cobrar a penalidade por conta dos erros dos adversários, que desperdiçaram três chances.
Outro momento marcante e decisivo foi na finalíssima do Cearense, na Arena Castelão. O Fortaleza fez o primeiro e somado com o placar agregado a favor do Vozão, a decisão iria para os pênaltis. A tensão do lado do Ceará só crescia a medida que o Laion buscava mais um gol para garantir o título.
E como prevê a mística, é nesses momentos de tensão e decisão que o bom jogador aparece e faz a diferença. A bola teimava em não entrar quando Pedro Raul, na habilidade que é característica, recebeu um ótimo cruzamento do lado direito. Rápido e eficiente, se colocou a frente o marcador para cabecear muito bem. A bola bateu na trave antes de entrar devagar no alto e marcar 1 x 1 no placar, com título para o Ceará.

Foto: Gabriel Silva/Ceará SC
Números de Pedro Raul no Ceará
De acordo com os dados do Sofascore Brasil, Pedro Raul se tornou o artilheiro do futebol brasileiros desde que estou no Ceará. Até o momento, foram 7 jogos com 6 gols e 1 assistência. Dessas partidas, o centroavante foi titular em seis delas, sendo em apenas duas que conseguiu jogar os 90 minutos, contra o Confiança e o RB Bragantino na estreia do Brasileirão.
🔎 Pedro Raul é o artilheiro do futebol brasileiro desde que estreou pelo @CearaSC! 🔥🔥
⚔ 7 jogos
⚽ 6 gols (!)
🅰 1 assistência
🅿 7 participações em gols (!)
⏰ 75 mins p/ participar de gol (!)
👟 3.2 finalizações p/ marcar (!)
🎯 56% pontaria na finalização (!)
💯 Nota… pic.twitter.com/YkYE3TTmwy— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) April 1, 2025
Os tempos e tipos de gols marcados pelo centroavante tem um certo equilíbrio. Três aconteceram no primeiro tempo (América-RN, Maracanã e Bragantino) e os outros três já no reinicio do jogo (Maracanã, Confiança e Fortaleza).
Esses 6 gols foram marcados foram: duas vezes de cabeça, ótima característica, duas vezes recebendo passe na área e se saindo da marcação com uma boa finalização, uma vez em cruzamento e se colocando na área, distraindo a marcação, e de pênalti, também bem batido.
Os gols marcados por Pedro no Ceará superam a quantidade que ele teve no Corinthians, em uma temporada e meia, basicamente. No clube paulista, ele participou de 38 jogos, marcou 4 gols e deu 1 assistência.
Além dos ótimos números bases, o centroavante também acumula 7 participações em gols, precisando de pelo menos 75 minutos em campo para participar de um lance de gol. Ele tem 56% de pontaria no momento da finalização e o mapa de calor mostra uma movimentação intensa no centro do campo e basicamente por todos os lados, direito ou esquerdo, sendo mais presente dentro da área, como manda a tônica do bom centroavante.
Aos 28 anos, o camisa 9 do Ceará tem tudo para continuar como peça fundamental no sistema ofensivo de Condé, ganhando a cada partida mais confiança própria, do treinador e da torcida. 1 mês parece pouco para quem ainda tem a temporada pela frente, e com contrato até o fim do ano, mas considerando os momentos de baixa vivido pelo Vozão no ataque e pelo jogador em outro clube, é de se comemorar e exaltar o bom trabalho realizado com e pelo centroavante.

Foto: Gabriel Silva / Ceará SC

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli