
Meteorologia informou que chuvas no mês de março foram abaixo da média, deixando os rios com níveis baixos, o que pode causar um período de seca ainda mais intenso. Meteorologia indica mês menos chuvoso e chegada do período de estiagem em abril, no Amapá
No mês de abril, as chuvas devem diminuir no Amapá, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (Nhmet) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). O que pode provocar um período de estiagem, dessa vez ainda mais intenso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Segundo o Jeferson Vilhena, meteorologista do Iepa, os modelos indicam que o mês de abril vai registrar menos chuvas do que a normalidade.
“Mês de abril normalmente fica um pouco abaixo do mês de março, mas os modelos estão indicando que esse abaixo deve ser mais protuberante do que a normalidade, então nós vamos registrar menos chuvas do que deveríamos”, contou.
Vista aérea de Macapá
PMM/Divulgação
Ao decorrer do mês de março, apesar de muitas chuvas registradas, elas ainda assim foram abaixo da média, deixando os rios com o nível baixo, o que preocupa a respeito da chegada da estiagem.
“Nesse ano de 2025, essas chuvas não foram suficientes para suprir a carga hídrica do nosso estado, já abrindo um alerta para a próxima estiagem, que pode também ser tão intensa quanto a do ano passado”, completou Jeferson.
O meteorologista explicou que as poucas chuvas registradas no mês de março acontecem devido ao enfraquecimento do fenômeno ‘La Niña’, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, Equatorial e Central, e acaba afetando a circulação atmosférica tropical, afetando os padrões de chuva, vento e pressão.
Outro fator que contribui para a diminuição de chuvas no Amapá, segundo o meteorologista, é um conflito climático que causa oscilações.
“Também está associado à oscilação do atlântico que entra em sincronismo. E como ele tá dessincronizado, tenta intensificar a chuva como o La Nina e a oscilação positiva, que seriam as águas aquecidas do atlântico, tenta inibir as chuvas, então eles ficam nessa guerra, de um tentando jogar chuva e o outro tentando diminuir a chuva”, finalizou.
Período pode provocar seca nos rios
Ascom/Prefetura de Tartarugalzinho
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: