
A chegada de uma nova frente fria nesta quarta-feira (2) vai provocar o aumento das chuvas e a queda nas temperaturas na região Sul. Todos os estados serão afetados, mas o Rio Grande do Sul é o que concentra mais chances de temporais e transtornos, segundo previsão da Climatempo.
O extremo sul gaúcho é o local de maior risco para tempestades. Segundo a Climatempo, a previsão indica temporais com chuva forte, raios e ventania em torno de 85 km/h.
A chegada da frente fria também vai derrubar as temperaturas na região, com mínimas de 15 °C em algumas cidades do RS, que devem cair para 6 °C ao longo da semana. Além disso, há possibilidade de geada na madrugada de sábado e temperaturas negativas nos pontos mais altos da Serra Catarinense.
Alertas do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para tempestade para a região Sul:
Os alertas de perigo potencial (amarelos) indicam chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Além disso, apontam para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Os alertas amarelos englobam desde o Oeste Catarinense até a Metropolitana de Porto Alegre, passando pelo Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.
Já o alerta de perigo (laranja) indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Ele abrange o Sul Catarinense até a porção Metropolitana de Porto Alegre, passando pela Serrana, Noroeste Rio-grandense, Oeste Catarinense, Nordeste Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.