Tramita na Câmara de Fortaleza um requerimento para flexibilizar o uso dos corredores exclusivos de ônibus fora do horário de pico. A matéria é do vereador Benigno Júnior (Republicanos) e defende que, entre 10h e 16h, a frota de ônibus é reduzida e os corredores ficam esvaziados. Nesse horário, a faixa se tornaria preferencial, em vez de exclusiva, para o transporte público.
O vereador cita o exemplo da Rua Padre Valdevino, que tem apenas duas faixas, sendo uma delas exclusiva para o trânsito do transporte coletivo. “Em determinados horários, a frota de ônibus é recolhida, então, nas faixas exclusivas de ônibus, esse fluxo não é tão intenso. Nós estamos solicitando à Prefeitura de Fortaleza um estudo para que as pessoas possam transitar nessa faixa, nesses horários, sem ser multado”, explica Benigno.
Pelo projeto, o vereador solicita que a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) faça uma “avaliação” no uso dos corredores exclusivos de ônibus, “considerando a redução do fluxo de veículos nas vias em horários que não seja de pico”. “Essa ideia dará maior fluidez ao trânsito”, reforça Benigno.
Caso aprovado, o requerimento será enviado à Prefeitura de Fortaleza, À AMC e à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). “A mudança de uso de uma faixa exclusiva para uma faixa preferencial de ônibus nos horários que não são de pico é uma medida adotada em algumas cidades para otimizar o uso das vias públicas”, defende o vereador.
Atualmente, Fortaleza conta com 140 quilômetros de corredor exclusivo de ônibus, segundo o projeto. As faixas estão em avenidas de grande movimentação de Fortaleza, como Bezerra de Menezes, Gomes de Matos, Domingos Olímpio, entre outras. A medida chega a reduzir em até 50% o tempo das viagens nos coletivos.
A matéria foi apresentada no dia 20 de junho e aguarda entrar na pauta do Plenário da Casa.
O post Vereador quer flexibilizar corredores de ônibus fora do horário de pico apareceu primeiro em O Estado CE.